Categorias

Habilidades do Engenheiro Automotivo

 

O que de fato constitui um engenheiro? Engenheiros são treinados para resolver problemas, mas como? Que ferramentas são necessárias para desenvolver as soluções que a sociedade necessita? Falaremos aqui das habilidades do engenheiro automotivo nas diferentes áreas em que ele pode atuar.

habilidades

Primeiramente o que vem primeiro

Como qualquer outro tipo de habilidade, as técnicas do engenheiro automotivo necessitam ser refinadas. Por mais que se tenha talento e disposição, apenas através do hábito pode se obter maestria nas áreas e ferramentas usadas pelos engenheiros. Para isso, muita resiliência e autoconhecimento é necessário. Estas, chamadas soft skills, podem ser trabalhadas e desenvolvidas, porém somente com uma boa quantidade de esforço. Aqueles que se convencem que o engenheiro deve apenas calcular e não necessitam ter uma boa comunicação são os que mais se beneficiariam deste investimento. Contudo, é justamente essa crença que os impede de alcançar alguns objetivos ou aprender sobre uma área diferente.

Habilidades em diferentes áreas do conhecimento

Além de reunir conceitos de áreas da engenharia anteriormente distintas, o engenheiro automotivo possui vantagem por trazer a aplicação na indústria automotiva para estes conceitos. Um bom exemplo disto é o sistema de freio que possui impacto de diversas áreas do conhecimento comuns à engenharia mecânica, elétrica, hidráulica.

engenheiro automotivo

Para o correto dimensionamento dos freios necessita-se na sua base um excelente conhecimento em dinâmica veicular, entendendo os efeitos da transferência de carga na frenagem e aderência do par pneu-pista. Os atuadores, que podem ser hidráulicos ou pneumáticos como em veículos pesados, necessitam de conhecimentos sobres os diferentes tipos construtivos para seleção do mais adequado. Conhecimentos de materiais impactam na seleção de pastilhas eficientes e na mudança de suas propriedades devido a temperatura. Na modelagem e análise do comportamento térmico e mecânico são muito importantes as habilidades nas ferramentas CAD e CAE, além de obter grandes vantagens de um estudo do fluxo do ar para refrigeração. Com a adição de tecnologia nos veículos atuais, sistemas de ABS podem ser utilizados. Este sistema traz o desenvolvimento de software e a disciplina de controle para um projeto já extremamente multidisciplinar.

engenheiro automotivo

Em quais habilidades é interessante investir para ocupar qual posição?

Os engenheiros automotivos podem atuar em diferentes posições, como no setor de produto, produção ou gestão de projeto. No setor de produto são muito úteis as habilidades em CAD e CAE. Ferramentas como o CATIA, Ansys, Adams, CarSim, são usadas no design e análise de engenharia dos componentes e dos veículos como um todo.

Já para o setor de produção são valiosos os conhecimentos na gestão da qualidade, vindos do Toyotismo e posteriormente nomeadas Lean, Seis Sigma ou World Class Manufacturing. Estas metodologias possuem algumas diferenças, porém todas usam ferramentas estatísticas e filosofias japonesas para reduzir o desperdício em cadeias de produção. Adicionalmente, conhecimentos em ergonomia e automação também são muito valiosas.

Na área de gestão de projeto é importante conhecer as técnicas do PMBOK e manuais automotivos que instruem na coordenação dos recursos e fornecedores como APQP e PPAP. Além disto, existe hoje em dia um movimento para aplicar-se cada vez mais metodologias ágeis nessa área também.

Independentemente da posição ou setor, todos nós nos beneficiamos no desenvolvimento dessas habilidades, seja na execução ou numa melhor colaboração. Portanto, a melhor habilidade de qualquer pessoa formada em engenharia se mantém sendo a melhoria contínua!

Futuramente abordaremos estas habilidades com maior profundidade então fiquem atentos aos próximos posts!

Postagens Relacionadas