Categorias
Levantamento topográfico por Drones

Drones em levantamentos topográficos

Os drones são equipamentos tecnológicos que estão sendo utilizados nos últimos anos para diversas áreas. Fabricado de diversos tipos tamanhos, alcances, preços e tecnologias.

De fato esse equipamento vem adquirindo cada vez mais seu espaço na construção civil de várias formas e agora vem sendo usado para levantamentos topográficos.

Drones
Drones sendo utilizados na Engenharia

O que são drones?

O conjunto de equipamento tem um conceito simples, composto de aeronaves não tripuladas com câmera embutida, no qual o controle da mesma é feito via rádio nos quais os usuários podem e manobrar à distância.

Inicialmente os drones eram utilizados no meio militar para proteção de soldados em missões, mas com o barateamento do equipamento, acabou popularizando e sendo utilizando para outros fins.

A topografia

A obtenção de informações precisas sobre grandes extensões de terra com precisão, todos seus elementos naturais e artificiais é uma tarefa que demanda tempo.

Entretanto, diversos setores da Engenharia necessitam dessas informações para decisões muitas vezes estratégicas em projetos e execução. Portanto, a topografia é um elemento fundamental em setores como indústria, construção civil, agricultura, mineração.

Técnicas tradicionais geralmente são feitas por técnicos percorrendo o terreno com equipamentos receptores coletando pontos do local.

topográficos
Modo clássico de executar levantamentos topográficos

Tecnologia de Drones na Topografia

 

A utilização dessa tecnologia, chamada de fotogrametria permite que com mais rapidez e precisão dados sejam coletados comparados com os métodos tradicionais.

Dependendo do projeto, drones podem coletar informações em poucas horas o que demorariam dias com equipamentos convencionais, entregando imagem completa do local a ser feito o levantamento.

Engineer flying with drone.

Porém vale ressaltar que os equipamentos tradicionais usados em levantamentos são muitas vezes necessários em situações nas quais há pontos a serem coletados dados abaixo de vegetações, além disso auxiliam em coordenadas de pontos de apoio e controle usados nos dados obtidos pelos drones.

Levantamento topográfico por Drones e BIM

A tecnologia BIMBuilding Information Modeling vem tomando conta do mercado da construção civil.  Dessa forma, dados obtidos por imagens coletadas durante o voo dos drones, processados e através de nuvens de pontos (pontos resultantes da varredura de superfícies, podendo assim serem digitalizadas) permitindo com que modelos tridimensionais sejam processados pelo software Infraworks

Drones
Fonte: MFRural – Imagem tridimensional gerada por Drones

Modo clássico ou drone?

Portanto, como visto anteriormente, um complementa o outro em algumas situações, portanto há de ser analisado o que mais convém para determinado serviço para que o levantamento topográfico seja feito com a precisão necessária, agilidade e precisão.


Levantamento topográfico por Drones
Fonte: Unifor
Postagens Relacionadas