Categorias

Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia – FINAL

Saiba mais agora no artigo Final da série Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia!

Exemplos inspiradores de superação foram apresentados nessa série de artigos, mas o que mais aprendemos com a crise? O que o novo pode nos ensinar? O que já sabíamos, mas ainda não havíamos incorporado?


Novo

Podemos dizer que não estamos em uma era de mudanças e sim numa mudança de era! E isso, apesar de às vezes um pouco assustador pode ser muito proveitoso!

Imaginemos quantas vezes passou pela nossa cabeça, enquanto estávamos parados no trânsito a caminho de uma reunião, que o assunto poderia facilmente ser resolvido à distância! Mesmo assim, não se fazia nada para mudar.

Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.

Sigmund Freud

A mais pura verdade revelada em poucas palavras. A mudança teve que ser imposta para que percebêssemos o que estava gritando e nós, distraídos com nossos afazeres, não ouvíamos. A transformação digital estava ali, bem ao nosso alcance, mas não nos esforçávamos nem um pouco em aplicá-la.

Mas toda crise traz algo de bom. É uma forma positiva de encarar os fatos? Pode ser, mas e por que não sermos positivos em tempos de tantas mudanças? E se tem algo de bom para enxergarmos nessa crise é o salto que acelerou a implantação da tão necessária transformação digital.

Mas o que mais impressiona, é que não foram necessárias muitas adaptações, nem de nada muito novo, pois, ela já estava ali, a um passo de distância.

Mas afinal, o que é a transformação digital?

A transformação digital está em toda parte. Desde a melhoria de processos internos e externos às corporações até às experiências inovadoras de clientes e colaboradores.

As tecnologias digitais, além de agilizarem muitas coisas também auxiliam no controle de custos e no gerenciamento de riscos.

Muitos outros benefícios podem ser conseguidos com a implantação da transformação digital, como uma maior mobilidade para todos, a segurança de dados e a experiência aprimorada do cliente.

Com a modernização dos smartphones, tablets e laptops nos acostumamos cada vez mais a ter as informações nas pontas dos dedos. Basta um único toque e um mundo de conteúdo se abre. Acabamos por exigir a mesma experiência com os serviços que contratamos.

Novo

Dessa forma, as empresas que se aproximarem mais dessa sensação, terão mais sucesso e maior envolvimento com seus clientes. Essa é uma transformação que veio pra ficar e quem não se adaptar vai perder mercado!

Com a experiência aprimorada do cliente, tem-se uma maior funcionalidade e consequentemente um aumento da produtividade e interações mais intuitivas.

Por outro lado, a transformação digital veio reforçar a segurança de dados de forma geral. Com um maior número de dispositivos conectados, as leis internacionais de proteção de dados e da privacidade e milhões de informações confidenciais, a segurança de dados passou a ser tratada com um maior rigor e todos se beneficiam com isso.

Reforçando mais uma vez essa ideia, a crise acelerou processos que já estavam se consolidando. Com ela, teve um aumento significativo dos treinamentos, on-line, auditorias remotas, entrega de documentos assinados digitalmente, entre outras tantas.

E o que se ganha com o novo?

Ganha-se assim, uma economia de tempo de deslocamento, economia de recursos, maior disponibilidade de horários, acesso a profissionais do mundo todo! Além de ser possível, no caso das auditorias, uma análise antecipada de documentos e uma abordagem mais flexível, permitindo melhores resultados.

O uso de drones também ganhou novo destaque nessa nossa nova realidade. Inspeções de pontes e viadutos, barragens, mapeamento tridimensional de grandes áreas, planejamento para lançamento de rejeitos, deslocamentos de taludes, entre tantas outras utilizações.

Monitoramento de barragens com drones Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/drones-hycopter-iniciam-inspecao-de-seguranca-de-barragens-hidreletricas-no-brasil,2269a42d5d4a1fd3edec45d85173e8bfb8ejzbhf.html
Ampliação para melhor análise Fonte: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/wp-content/uploads/2017/10/arqnot10535.pdf
Novo
Monitoramento de barragens com drones Fonte: https://droneshowla.com/seminario-e-cursos-abordam-inspecoes-e-monitoramento-de-obras-com-drones/

Assim, concluo essa série de artigos, na qual, procurei explorar quais os proveitos que podemos tirar de uma crise.

Em suma, conseguimos ver oportunidades na crise, muitos saíram mais fortes, antecipamos o que já estava planejado, aceitamos novas tecnologias, demos maior ênfase às atividades remotas e, de forma geral, descobrimos um novo olhar para o mundo.


Saiba mais em:

1- Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia Pt.1

2- Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia Pt.2

3- Inovação em tempos de crise: Um novo olhar para engenharia Pt.3

carreira de engenheiro

Postagens Relacionadas