Categorias

TOP 10 artigos de engenharia mais lidos em 2022

Estamos chegamos a mais um final de ano, e em ritmo de retrospectiva preparamos um TOP 10 com os artigos mais lidos de 2022. Seguimos firmes na produção de conteúdo relevante e de qualidade das engenharias para você, nosso leitor. Fique a vontade para conferir tudo de melhor que rolou na engenharia em 2022!

1 – CAIXA publica edital para contratação de engenheiros ligados ao
agronegócio!

caixa
Foto Por Liniker Ribeiro – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

A Caixa Econômica federal (CEF) lançou o Edital de Credenciamento Nº 0033/2022-5688, para contratação de Engenheiros Agrícolas, Engenheiros Agrônomos, Engenharia de Pesca ou Engenharia de Aquicultura para trabalhar com Fiscalização de Operações de Crédito Rural, Perícia de Comprovação de Perdas de Proagro, Assistência Técnica e Análises de Projetos Técnicos para Crédito Rural, Avaliação de Garantias e Vistoria de Empreendimentos Rurais e Relatório, Análise ou Parecer Técnicos. Neste artigo ROBSON SCHNEIDER, respondeu as perguntas mais frequentes sobre o credenciamento além de mostrar essa oportunidade para Engenheiros.

2- Próximos 10 anos para a cultura do Milho

Milharal em Praia Grande Santa Catarina – Cidade dos Cânions. Fonte: Arquivo pessoal Guilherme Matos.

Com uma análise sobre as informações baseadas em: MAPA, CONAB e FGV, o autor GUILHERME MATOS DE CARVALHO falou no início do anos sobre as perspectivas atuais e futuras sobre a cultura do milho, já indicando algumas dificuldades e desafios enfrentados por agricultores e profissionais da engenharia agronômica e ciências agrárias, como consumidores.

3 – Posso atuar como Engenheiro em outros estados do Brasil?

Neste artigo, nosso colunista ENG° ANGELO SANTOS, buscou sanar uma dúvida muito comum que os engenheiros e engenheiras tem, a de como “Posso atuar como Engenheiro em outros estados do Brasil?“. Em cada estado e Distrito Federal há um CREA como representante e o engenheiro somente consegue emitir ART junto ao CREA onde está registrado. Para emitir ARTs em outros estados, o engenheiro deverá estar registrado no CREA daquele estado ou Distrito Federal. Portanto, se você que pretende exercer atividade fora do estado no qual foi expedido o seu registro, você será obrigado a solicitar o “visto”, conforme estabelece o artigo 58 da Lei 5.194/1966. E muito mais!

4 – Vergalhão de fibra de vidro: a galinha dos ovos de ouro da
engenharia?

O vergalhão de fibra de vidro surgiu no mercado como uma alternativa à tradicional barra de aço utilizada nas estruturas de concreto armado. Feito com material leve, não corrosivo e reciclável, ele promete uma resistência à tração até três vezes maior que o aço. Seria o material perfeito, mas será que é tudo isso mesmo? Nossa colunistas MONALISA TAINÁ FINGER DEPRÁ respondeu neste artigo!

5 – Vapers: desvendando o lado oculto da química!

Vaper Smoke outdoor electronic cigarette near the brick wall. Young man smoking big cloud of steam

Nosso colunista PAULO BONJOUR, trouxe a tona uma questão sobre algo que teve um grande boom, os vapers, aqueles cigarros eletrônicos. Constantemente, vemos pessoas utilizando esses equipamentos por moda, ou, ainda, em substituição aos cigarros convencionais, acreditando que estes o ajudarão a aliviar o estresse sem pôr em risco sua saúde, seja a dependência química, ou outras doenças como o câncer. Os vapers podem ser piores que os cigarros tradicionais. Isso quer dizer, vocês continuam se matando, e ainda mais rápido. Se interessou? Clique no título e leia o artigo na integra.

6 – 4 livros que todo Engenheiro de Produção precisa ler.

PAULO CÉSAR SANTOS trouxe em 2022, um tema que sempre bomba aqui, por que você adora uma dica de leitura. Ele fez um apanhado sobre 4 livros que todo Engenheiro de Produção precisar ler. Autores como Nigel Slack, Rozenfeld, Silvana Quintilhano, Rogério Tondato e Vicente Falconi. Procurando por livros para ler em 2023? Então, confira os quatro livros para engenheiro de produção indicados pelo Paulo César!

7 – Entenda o que causou desabamento na obra do Metrô em SP

Um desastre que trouxe grandes transtornos para SP. Nosso colunista LUCAS ALVES RIBEIRO, fez uma análise e um apanhado sobre o caso neste artigo, trazendo um contexto sobre a obra, como recuperar, como evitar esse sinistro e a importância da perícia que seria realizada no momento. Quer relembrar e aprender mais sobre? Clica no título e tenha acesso ao artigo completo.

8 – Como se tornar Engenheiro em Portugal

Novamente ele! ENG° ANGELO SANTOS acabou com mais uma dúvida de muitos engenheiros que buscam oportunidades no exterior. Neste artigo, você vai saber tudo sobre a reciprocidade entre Confea e Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP, e como emitir seu registro profissional de Engenheiros na Europa.

9 – HACKERS INVADEM SISTEMA DO CREA-SP

black and gray laptop computer turned on
Photo by Markus Spiske

Olha ela ai gente rsrsrs, com um tema que gerou muita polemica neste ano, MONALISA TAINÁ FINGER DEPRÁ explicou e trouxe a tona os fatos sobre a invasão ao sistema do CREA-SP. Em 2022, um ataque hacker afetou o sistema de notificações do aplicativo do CREA-SP, enviando aos usuários, alguns recados um tanto quanto inusitados. Leia o artigo completo clicando no título acima!

10 – Parker Solar Probe, a sonda que tocou o Sol

Solar Probe

Fechando o TOP 10 do ano, nosso colunista KELVYN DAVIS trouxe uma curiosidade muito grande, como seria tocar no SOL? Ele contou tudo sobre uma missão espacial, onde uma sonda lançada fez o registro de imagens tocando no sol. Muito provavelmente você pode ter pensado: Certo, tocou o sol e queimou completamente! Na verdade, não queimou e ainda vai “tocar” o Sol mais vezes antes de finalmente ter esse destino trágico. Afinal, como uma sonda pode chegar perto do Sol e mesmo assim resistir a temperaturas inimagináveis por mais de uma vez? Clique no título e leia o artigo para entender sobre essa sonda.

Se você ainda não os leu, não perca tempo e leia todos os artigos antes que o ano acabe. Mantenha-se sempre atualizado! Portanto, excelente final de ano a você e sua família e que 2022 chegue cheio de realizações e sucesso!

Postagens Relacionadas