Categorias

Conheça a Engenharia de Segurança do Trabalho!

Saiba agora, mais sobre a Engenharia de segurança do Trabalho. Bora conferir!

Quantas pessoas você acredita que se machucam enquanto trabalham? Já fizeram esses cálculos por nós e a resposta é de arrepiar! 700 mil casos de acidentes no trabalho são registrados por ano, às vezes por doenças ocupacionais, outras pelo manuseio inadequado de equipamentos.

O problema é tão grande no Brasil, que o país é o quarto no ranking mundial de acidentes de trabalho, e alguém precisa resolver isso, não acham?

É por isso que a Engenharia de Segurança do Trabalho, passou a ser uma profissão importantíssima nos mais diversos segmentos, já que programas de segurança devem seguir exigências do Ministério do Trabalho e de legislações estaduais e federais.

Além disso, inserindo conceitos da segurança do trabalho, a empresa torna-se mais produtiva, mais humana, e os empregadores se resguardam de diversos processos judiciais. Todos saem ganhando, não é mesmo?

Engenharia de Segurança do Trabalho

Como, você, Engenheiro de Segurança do Trabalho pode reduzir esses números?

Você será responsável por avaliar riscos, implementar programas de segurança, coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando reduzir ou eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. 

Você vai poder também, orientar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas e fornecer orientações aos funcionários sobre o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs).

E que tal ministrar cursos e palestras para empresas e seus funcionários, vistoriar as áreas de trabalho e criar instrumentos de segurança para a empresa?

Onde você poderá atuar?

Com o constante crescimento da sustentabilidade no Brasil, investimentos em infraestrutura seguem um curso irreversível. Você poderá trabalhar em obras inadiáveis em usinas hidrelétricas e nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos, etc.

Também vem se mostrando cada vez mais relevante a atuação do Engenheiro de Segurança do Trabalho na prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.).

Nesse sentido, você poderá atuar também como auditor, consultor, perito e gestor de segurança. Já pensou?

Conclusão

Garantir segurança não é só mais uma obrigação das empresas, mas também uma condição para margens de lucro maiores. Já que há também, o comércio internacional exigindo que os produtos e serviços sejam certificados com a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador.

Assim, além do crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis.

Sendo assim, a segurança, a saúde e a higiene do trabalho estão em foco na sociedade contemporânea, seja no aperfeiçoamento das leis, na sua execução ou na resolução de conflitos.

Até porque a presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei, o que permite que suas possibilidades sejam amplas. 


Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Saiba mais aqui 6 motivos para fazer uma Pós em Segurança do Trabalho!

Engenharia de Segurança do Trabalho
Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Governo aprova construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro: conheça os detalhes do projeto!

O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e prevê a construção e operação de um trem rápido que pode atingir a velocidade de 350 km/h, ligando as duas maiores cidades do Brasil em 1h30. O projeto é orçado em mais de R$ 50 bilhões e deve ser realizado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil. O projeto envolve uma complexa engenharia, desde a escolha do trajeto até a fabricação do trem, e enfrenta desafios como o financiamento do projeto e a desapropriação de terrenos para a construção dos trilhos. A expectativa é que o TAV possa revolucionar o transporte de passageiros no Brasil, trazendo benefícios como a redução do tempo de viagem, o alívio da pressão sobre aeroportos e rodovias e o estímulo à inovação e desenvolvimento de tecnologias avançadas.