Categorias

Tudo sobre: Engenharia Mecânica!

Todos nós temos no mínimo um item em casa que foi projetado por um engenheiro mecânico, ou você vai me dizer que vive sem uma geladeira? Você conhece a engenharia mecânica? Vem conferir com a gente!

Assim sendo, por todos os lados contamos com máquinas ou equipamentos que tiveram a inteligência de um engenheiro mecânico por trás, como carros, tubulações, aviões, usinas de geração de energia, aparelhos de ar condicionado, aviões e exploração de petróleo.

Nesse sentido, a Engenharia Mecânica é uma das áreas de engenharia mais antigas da história. Desde sempre, o ser humano cria instrumentos e ferramentas para aumentar a competência das pessoas e tornar a vida muito mais simples. 

Foi em 1847, com a Revolução Industrial e com o advento da máquina a vapor que a Engenharia Mecânica foi realmente oficializada e não parou nunca mais.

Já pensou fazer parte do desenvolvimento econômico do país?

Engenharia mecânica

Quais as principais atividades dos Engenheiros Mecânicos?

São eles os responsáveis pelo projeto, análise, construção, operação, desenvolvimento e manutenção de sistemas mecânicos a fim de servir a um objetivo útil e resolver um problema. 

Se você optar por esse curso, você poderá projetar e desenvolver motores, máquinas, veículos, estruturas metálicas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.

Também pode liderar equipes de produção e manutenção, atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, projetar usinas e fábricas e atuar no controle de qualidade, por exemplo.

Você também poderá realizar a escolha e dimensionar o material a ser utilizado, fazer os moldes das peças, criar protótipos e testar os produtos, desafiante e encantador, né?

Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Onde você pode trabalhar?

Esses profissionais podem atuar em uma infinidade de indústrias, como a aeronáutica, de automóveis e naval.

Também pode trabalhar em empresas do setor de consultoria de projetos industriais e de energia, além de poder seguir carreira acadêmica em universidades e centros de pesquisa.

Você poderá ser requisitado por indústrias de diversos setores. A aeronáutica e a automobilística são as mais tradicionais, mas há também possibilidade de serviço em setores distintos, como o de vendas em fabricantes de equipamentos mecânicos e máquinas em geral, já que seus conhecimentos técnicos poderão ser agregados à área comercial impulsionando as vendas. 

Contudo, os softwares e demais ferramentas tecnológicas fazem parte do dia a dia das empresas, tornando imprescindível que você, uma vez engenheiro mecânico, tenha interesse por recursos que ajudem a otimizar o seu trabalho e que se mantenha sempre atualizado.

Dessa forma, será possível, inclusive trabalhar na exploração de petróleo, desenvolvendo máquinas e equipamentos para a perfuração de poços e transporte do óleo e do gás.

E já pensou atuar em biociências? Isso mesmo!! Assessorando hospitais, clínicas e laboratórios em diversos projetos.

Nesse sentido, ainda você pode ser o dono do seu próprio negócio trabalhando como autônomo, realizando consultoria de projetos industriais. Show? Sim ou com certeza?

Conclusão

Portanto, como você viu, o Engenheiro Mecânico possui uma infinidade de opções a escolher para construir sua carreira profissional, tendo em vista que essa Engenharia é imprescindível para a economia de qualquer país nas mais diversas esferas da indústria (automotiva, naval, aeronáutica, metal-mecânica, agrícolas, etc.).

Assim como nos segmentos comerciais, judiciais e criminal (sendo perito e elaborando laudos sobre máquinas e equipamentos), construção civil e muitos outros.


Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Saiba aqui de onde vem o símbolo da engenharia!

Postagens Relacionadas