Se manter sempre atualizado e buscar novos conhecimentos são duas condições que o profissional de sucesso deve atender. Ou seja, engenheiros sempre serão eternos estudantes!
Após a graduação devo continuar estudando ou tentar ingressar no mercado de trabalho?
Esta questão pode ser respondida considerando as duas opções como válidas. Isso porque na verdade
O bom profissional é aquele que está sempre em busca de amadurecimento, tanto em conhecimento quanto em experiências.
Após o recebimento do diploma na engenharia ou em qualquer outra área você tem a oportunidade de optar em qual direção seguir. Para que a escolha seja bem feita deve acontecer um mix de afinidade, conhecimento técnico, mercado de trabalho e alguns outros fatores.
Aquele que não busca continuar se capacitando acaba ficando estagnado no tempo e por mais que seja um ótimo profissional (se é que isso é possível: ser um bom profissional e estar desatualizado) com o tempo as suas técnicas não irão atrais novos investidores e clientes.
Quando começar a direcionar o foco para um ramo específico?
Existem milhares de opções para atuação de engenheiros. Durante a graduação o contato com disciplinas diversas confere aos estudantes a possibilidade de definir em qual área seguir.
O momento ideal para que isso ocorra não pode ser definido como uma fórmula, porém é simples enxergar que caso tenha uma área de interesse, o estudante deve buscar um estágio e cursos voltados para o segmento o mais rápido possível.
Por exemplo: aquele estudante que entra na graduação de Engenharia Civil e tem grande paixão por cálculo estrutural, deve procurar oportunidades de estágio na área. E caso consiga no primeiro período uma chance dessa, ao final da graduação ele terá 5 anos de experiência acumulada. Logo, aquele que está se formando e não tem nenhum registro de atuação no segmento estará em desvantagem em uma comparação técnica.
Então a dica é: experimentar estágios em áreas de interesse até que a definição do ramo de atuação aconteça, e acumular experiências mesmo durante a graduação.
O que acontece após a graduação?
O mercado de trabalho oferece grandes oportunidades para profissionais especializados em determinados assuntos. Sendo assim, o recém-formado encontra uma certa barreira para ingressar em algumas empresas devido a falta de conhecimento específico.
Empresas grandes entendem que moldar um profissional de acordo com a sua ideologia é válido. Porém o que vemos no dia a dia são vagas de emprego solicitando longa experiência, vários cursos de capacitação e outros requisitos que desqualificam a presença de recém formados nos processos.
Com isso, após a graduação é recomendado que as pessoas busquem capacitação direcionada, como por exemplo, pós-graduação, MBA, cursos de capacitação técnica, mestrado.
Desta maneira quanto mais capacitação técnica, mais destaque no mercado o profissional recebe.
Eternos ESTUDANTES!
Estar em constante aprendizado possibilita o profissional a estar sempre se reinventando. Isso gera credibilidade, fomenta novas metodologias na execução dos trabalhos, utilização de novas tecnologias, processos mais avançados e diversos outros benefícios.
O que os clientes buscam é aquela pessoa que seja capaz de atender às expectativas, trabalhando de forma otimizada e atualizada.
Sendo assim o profissional que não trabalha com técnicas e materiais que estão ganhando o mercado atual, perde cada vez mais espaço. Dessa forma, abandonar a sala de aula não é uma opção, engenheiros sempre serão eternos estudantes caso não queiram ficar para trás!
O reconhecimento é proporcional a entrega!
Um profissional que não busca desenvolvimento pessoal e técnico não será valorizado. Isso é uma regra de vida: não é possível ter novos resultados fazendo sempre as mesmas coisas. O resultado é uma consequência das nossas atitudes.
Estudar é regra básica para quem almeja sucesso profissional!
DICAS para se manter atualizado
- Hoje em dia as redes sociais trazem uma infinidade de possibilidades em relação a cursos e mentorias em qualquer área. Busque então conteúdo de valor que vá gerar crescimento;
- Confira na postagem da colunista Mayssa de Oliveira, lá no instagram do Blog da Engenharia apresentando Plataformas com Cursos GRATUITOS e CERTIFICADOS;
- Além dessas possibilidades facilitadas que as redes sociais nos proporcionam existem os cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado;
- Temos ainda as bibliografias específicas de cada área, normatizações vigentes, premissas e diretrizes que podem ser ótima opção.
Além de ter que se manter atualizado, aprendendo e estudando, um profissional qualificado deve aprender também a montar seu currículo profissional. Dessa forma conseguirá transmitir aos recrutadores seus conhecimentos e habilidades profissionais em cima do que está sendo falado atualmente na área.