Inicialmente, como podemos analisar e melhorar nossos processos se não sabemos o que significa processo? Você saberia definir? Bom… processo é um conjunto de atividades inter relacionadas, sequenciadas de forma lógica, que transforma um insumo (entradas) em um produto ou serviço (saídas).
A maneira com que gerimos nossos processos irá definir o sucesso ou o fracasso do nosso produto.
A título de conhecimento existem alguns tipos de modelo de gestão, cada um com suas peculiaridades, por exemplo: Taylorismo, Fordismo e o modelo que é seguido atualmente, o pós fordismo. Por exemplo, do filme do Charles Chaplin. Lembrou?
Gestão “DE” x “POR” processos
Quer saber do porquê das palavras “de e por” estão destacadas né? Enfim, existe uma grande diferença quando falamos de gestão de processos e gestão por processos. Qual é o melhor? Qual seguir? Você quem tem que avaliar e dizer qual sua opinião sobre cada um. Agora, vamos conhecer as diferenças?
A gestão de processos organizada por funções, segue uma estrutura verticalizada, em outras palavras , segue uma cadeia hierárquica.
Dessa forma, os que estão em níveis hierárquicos inferiores tem seu trabalho sendo constantemente fiscalizado pelos níveis superiores e possui monotonia na execução das atividades.
Sendo assim, como resposta a essa organização estrutural, o desempenho é estimado através da produção do indivíduo, ou seja, na execução de sua função.
Por outro lado, a gestão por processos possui é organizada horizontalmente e possui seu foco completamente voltado para a agregação de valor ao cliente. Isso quer dizer, foco no resultado.
Ainda, a divisão das atividades e o trabalho em equipe permitem que além da melhoria da qualidade do produto final, que resulta na satisfação do cliente, a equipe, por ter habilidades e conhecimentos multidisciplinares, tem seus integrantes evoluindo profissionalmente através de novas experiências.
Ótimas vantagens não?! Em contrapartida, posso dizer que não é fácil aplicar a gestão por processos. Existem algumas barreiras que precisam ser quebradas para aplicarmos essa tecnologia.
Barreiras
Em muitas organizações públicas e privadas há uma dificuldade em que seja proposto ou quem dirá implementar inovações metodológicas e tecnológicas, fatores estes que seguem um fluxo inverso da gestão por processos.
Essa gelificação em seguir certos paradigmas ocorre, em sua maioria, em órgãos públicos, onde nitidamente é possível visualizar a hierarquização das funções.
Em suma, modelos e processos ultrapassados são utilizados até hoje e, mesmo demonstrando falhas, não são propostas soluções para tal problema, por medo. Contudo,se já não está dando certo, qual o motivo para não inovar?
Não se tem nada a perder. Concordam? Por fim, vamos mudar nossa visão, abrir nossas mentes. Seja você essa pessoa a promover melhorias e inovação em seu ambiente de trabalho!
Dessa maneira, continuem acompanhando o blog da engenharia para conhecer mais sobre a análise e melhoria de processos e como implementá-la na prática.