Categorias
ray tracing

O que é Ray tracing?

O ray tracing é um algoritmo de computação gráfica, desenvolvido para aprimorar os efeitos de luz, sombra e contraste. Que promete colocar os jogos para concorrer a efeitos e imagens de cinema.

No entanto, não é uma tecnologia inédita, já é muito utilizada nos cinemas trazendo qualidade cada vez melhor aos efeitos adicionais, porém, demanda um enorme poder e tempo de processamento. E devido a isso não era utilizada nos games.

Ray Tracing on
O que é Ray Tracing?

A tecnologia é estudada e desenvolvida desde o início da computação gráfica. A novidade é a implementação dessa tecnologia nos jogos, com a potência das novas placas de vídeo do mercado.

Novas GPUs foram projetadas para os cálculos avançados necessários para o rastreamento desses raios de luz.  Graças a isso, a iluminação ultra-realista pode ser mapeada sem ser pré-renderizada.

O Ray Tracing é a tecnologia de imagens tridimensionais desenvolvida por Nvidia, AMD e Microsoft. Utiliza “traçados de raios” para criar melhores efeitos de luz em tempo real, prometendo melhorar e intensificar o gráfico dos games com visual de cinema!

Ray Tracing
O que é Ray Tracing?

Como funciona?

O Ray Tracing  simula o trajeto que os raios de luz percorrem no mundo real até os olhos do jogador, fidelizando características da luz, que normalmente são perceptíveis apenas aos olhos reais, dando então essa sensação de realidade ao gráfico do jogo.

Precisamos falar sobre Ray Tracing|NVIDIA
Comparativo Ray Tracing

Qual o diferencial dessa nova tecnologia nos jogos?  

A novidade veio para substituir o que conhecemos como Rasterização, que nos proporciona os gráficos realistas que temos hoje, mas que são apenas projeção 2D na tela de um ambiente 3D.

A técnica promete ser um diferencial para placas de vídeo de nova geração, trazendo luzes e sombras mais fiéis à realidade nas cenas. Ideal para games que buscam oferecer imagens cada vez mais realistas e impactantes, proporcionando uma imersão maior do usuário.

Battlefield V - Ray Tracing On vs Off
Comparativo Ray Tracing

Por fim, como a tecnologia é bem recente nos jogos, precisamos ter o melhor Hardware e a lista de jogos completa que já utilizam essa técnica!

Mas muita calma nessa hora! O mais importante é ter paciência para esperar que todos os jogos que amamos estejam alinhamos a essa nova realidade!

Postagens Relacionadas