Categorias

Os problemas sendo resolvidos facilmente.

Você já se deparou com algum tipo de problema que achou impossível de resolver? Então, você devesse conhecer o problem solving skill. Em outras palavras, habilidades de resolução de problemas. Vamos conhecer um pouco sobre?

Do problema à solução.

Por vezes, nós passamos por diversos problemas em nossa vida particular.

Da mesma forma,  temos nosso ambiente de trabalho e, se somos donos de nosso próprio negócio, ou lideramos alguma equipe em uma empresa, a responsabilidade cresce de tamanho na busca de uma solução viável e efetiva.

Por exemplo, quando estamos buscando uma solução efetiva para um conjunto de problemas, devemos utilizar nossas habilidades aprendidas durante nossa jornada, em conjunto com a nossa imaginação, aplicadas de uma forma lógica.

Caminho para resolver um problema

A estrutura do problem-solving

Primeiramente, antes de resolvermos qualquer tipo de problema, temos que definir o problema e se realmente é um problema, posteriormente, devemos entender o problema no qual estamos lidando.

Uma correta determinação e conhecimento do problema, nos fornece subsídios para que possamos fazer com que nossa equipe de trabalho seja bem empregada com a aplicação efetiva da mão de obra, focada no nosso objetivo.

Como resultado, chegaremos a uma solução ótima para nossos problemas em um menor espaço de tempo. 

Resolvendo problemas

Nesse meio tempo, adotaremos uma metodologia estruturada conhecida como LEADS. Vamos conhecer a estrutura?

Estrutura LEADS

O acrônimo LEADS dá nome aos seis pilares da estrutura, são eles: “Leadership”, “Effective Communication”, “Analytical Thinking”, “Decision Making” e “Solution Implementation”. Vamos percorrer cada uma dessa estrutura nessa metodologia de resolução de problemas!

Leadership – Liderança

Em primeiro lugar, você sabe exatamente o que significa liderança? Não confundam as posições de líder e chefe. São completamente diferentes.

A liderança não é algo que é da personalidade da pessoa, e sim, um comportamento que a pessoa desenvolve quando colocada para gerir uma equipe.

liderança para resolver problemas

Portanto, aqui vão algumas dicas:

  1. Ser líder é dar o primeiro passo.  Nada dos peões irem primeiro. 
  2. Seja inspiração. Não dê ordens, coloque a mão na massa e explique fazendo.
  3. Crie desafios. 
  4. Confie nas habilidades de sua equipe e dê-lhes liberdade para trabalhar.
  5. Reconheça os esforços e as conquistas de sua equipe.

Por fim, ao se tratar de pessoas, a liderança também está atrelada ao relacionamento interpessoal.

Effective communication – Comunicação efetiva

O ser humano tem uma grande dificuldade de compreensão e interpretação. Nem tudo o que os outros entendem é o que nós estamos querendo dizer e isso pode nos trazer um problema maior do que estamos enfrentando.

Desse modo, a comunicação efetiva é um ciclo entre troca de informações e intenção e emoção.

comunicação efetiva na solução de problema

Nesse ínterim, procure transmitir da forma mais clara possível, sem pressa. Repita quantas vezes forem necessárias de forma a garantir que a mensagem tenha sido passada corretamente. Sem telefone sem fio.

Analytical Thinking – Pensamento analíco

Quanto mais complexo for o problema mais difícil será solucioná-lo por completo. Com isso, destrinchar o problema e ir resolvendo por partes é a melhor solução. Além disso, para cada peça do quebra-cabeça busque várias alternativas!

Pensamento analítico

Uma boa dica é realizar um brainstorming para gerar ideias.

Decision making – Tomada de decisão

Posteriormente a geração de alternativas, analise minuciosamente esse grupo e escolha uma que seja mais viável e que possa ser implementada mais rapidamente para que se chegue em uma solução ótima do problema.

TOmada de decisão

Daí a importância de se ter várias alternativas.

Solution implementation – Implementação da solução

Em conclusão, depois de percorrermos todas as estruturas, chegamos no “vamos ver”. Finalmente, chegou a hora de projetar essa implementação e colocar nossa alternativa escolhida em prática.

solução implementada de um problema

E aí? Finalizamos? problema solucionado? Já podemos esquecer? Bom, se a alternativa não resolver, o mais óbvio é implementar outra alternativa. Em contrapartida, se solucionamos seu problema, também não podemos deixá-lo de lado, pois a solução hoje pode já não fazer mais efeito amanhã.

Dessa maneira, devemos monitorar periodicamente a aplicação da solução do nosso problema, ajustando-o e corrigindo-o caso haja alguma alteração. Em suma, o assunto não se extingue aqui, podemos adentrar e conhecer mais profundamente cada pilar dessa estrutura.  Se interessaram?

Então, continuem acompanhando o blog da engenharia para dicas de desenvolvimento pessoal e profissional. E diversos outros conteúdos incríveis.

Ah! Claro, não esqueçam de compartilhar!

Postagens Relacionadas