Categorias

Saiba tudo sobre as eleições CREA/CONFEA MUTUA 2020

Conhecendo os conselhos

Este ano vamos ter eleições dos nossos conselhos e para isso, precisamos saber quais são os candidatos  e quais são suas propostas não é verdade? Bom, vamos por parte. Vamos conhecer o CREA, o CONFEA e depois  o MÚTUA.

CREA

Primeiro, vamos conversar um pouquinho a respeito do mais famoso conselho, o CREA. Acredito que muitos de vocês já sabem, mas é bom reforçar para que todos saibam. A sigla quer dizer Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, ou seja, os Arquitetos não fazem mais parte do nosso conselho e, como o mesmo no diz ele é regional.

Quer dizer então que o cada não é um conselho nacional? Não! Nosso conselho maior é o CONFEA, no qual falaremos dele mais pra frente.

É uma autarquia pública federal instituída pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.
É uma autarquia pública federal instituída pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

Voltando ao CREA, sua finalidade é verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.

Na atualidade, existem 27 CREA’s por todo o nosso país, todas as informações relacionadas ao conselho de seu estado está lá e é fundamental que você o acompanhe e verifique quais são suas notícias.

CONFEA

Agora sim, vamos para o CONFEA. Assim como o CREA, ele também é famoso, mas não tanto.

O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.
site oficial https://www.confea.org.br/
O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.
site oficial https://www.confea.org.br/

 A sigla quer dizer Conselho Federal de Engenharia e Agronomia trata-se de entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, que constitui serviço público federal, com sede e foro na cidade de Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional.

O principal objetivo do Confea é zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do País, observados os princípios éticos profissionais. Para mais informações leia no site oficial do órgão.

MÚTUA

Por fim, vamos conhecer a MÚTUA (caixa de assistência dos profissionais dos CREAS) é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), sua missão é atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea-Mútua, prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas.

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada pelo Confea, conforme autorização legal contida no art. 4º da Lei 6.496, de 7/12/77.
A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada pelo Confea, conforme autorização legal contida no art. 4º da Lei 6.496, de 7/12/77. site oficial https://www.mutua.com.br/

Sobre as eleições

Agora que já sabem quem são os órgãos e para que servem, vamos ao que interessa. Existem muitas informações que não conseguiremos tratar nesta matéria, no entanto, vamos direcioná-los pra que você possa ter as informações necessárias.

As eleições serão para os cargos de presidência do CONFEA e dos CREAs, conselheiros federais, diretores gerais, diretores administrativos das caixas de assistências dos profissionais dos CREAs, que serão para diretor-geral, diretor-administrativo e diretor-financeiro.

A eleição inicia eram para o dia 03 de junho, entretanto, com a pandemia da corona vírus, passou a ser na data de 15 de julho.

Agora, elas serão on-line  e os profissionais que tiverem interesse em votar têm até 15 de junho para quitar eventuais débitos perante o Crea.

E-mail para contatos e protocolos: cer2020@creasp.org.br

Você pode acompanhar todo o processo aqui  https://www.confea.org.br/index.php/funcionamento/eleicoes/2020

É nosso papel como cidadão e como engenheiro votar e saber quem está como canditado para podermos avaliar as melhores propostas.

Por fim, alguns conselhos estão disponibilizando as propostas de seus candidatos para avaliação, temos o exemplo do CREA-PR E CREA-SC, CREA-DF. Nossos parabéns pela iniciativa e comprometimento com a nossa classe.

Se o seu órgão já disponibilizou a relação de candidatos e suas respectivas propostas, comente nos comentários para que possamos atualizar.

Aprofunde-se mais e conheça o manual do candidato, todas as regras estão dispostas aqui.

Postagens Relacionadas