Categorias

Não consigo compreender a matéria de jeito nenhum. E agora, o que fazer?

problemas que te fazem não entender da matéria

Recorrentemente recebemos mensagens e questionamentos a respeito desse tema e mesmo que você não concorde inicialmente, acredite, é mais comum do que imagina ter dificuldades de não compreender a matéria que se está estudando, isso é normal. Todos os estudantes – mesmo aqueles estudantes de alto nível- têm objeções ao estudo. Não desanime !

Basicamente, existem três problemas que podem estar acontecendo com você ou alguém muito próximo que interfere na compreensão da matéria, na sua performance de estudos ou tarefas diárias, que são: a ansiedade, problemas familiares e insegurança. Não se preocupe, exploraremos mais a afundo nos próximos parágrafos e te convidamos a ler com muita atenção e mente aberta para que consiga absorver o conteúdo de forma a fazer você refletir um pouquinho sobre sua vida. Combinado? Então vamos lá …

Ansiedade, pode te atrapalhar a compreender a matéria

A ansiedade é algo bem parecido com preocupação e há uma relação inevitável com o medo. É uma emoção que faz parte da natureza humana e normalmente surge ao enfrentarmos situações estressantes que nos demanda alta capacidade de atenção. Quando se aumenta o nível de ansiedade, ela pode causar vários problemas e por isso temos que nos cuidar. Resumidamente, ela é uma resposta natural do seu corpo, do sistema nervoso mais especificamente, alertando você que algo está errado. E o pior, é que ele age instantaneamente como um impulso, quase um reflexo. Não se se aflija, há tratamento e possível combatê-la. Vamos entender a matéria e desenvolver as tarefas. Okay?

Problemas que te fazem não compreender a matéria de forma efetiva

Como lidar com meus problemas familiares ? Como não interferir nos estudos?

Outro ponto que tira seu equilíbrio e faz com que tenha dificuldades de compreender a matéria de forma efetiva são os problemas familiares. Sabemos que é muito complicado e exige muito da sua energia saber lidar com esse tipo de situação. Mas para isso, existem algumas coisas que podem ajudar no momento em que está estudando, afinal, seu estudo é sua prioridade, não é verdade? Tente estudar sempre em ambientes com atmosfera de estudo, ou seja, tente ir para alguma biblioteca pública. Universidades, colégios e cursos preparatórios, normalmente disponibilizam espaços para estudantes como você para conseguirem estudar. Se você é do tipo de pessoas que tem dificuldades de estudar em casa, procure algum lugar desses e certamente achará.

Quero estudar e a insegurança me sufoca. Tem solução?

Por último e não menos importante temos a insegurança. Quem nunca passou por um momento de instabilidade e falta de confiança necessária para fazer algum exame ou algo do tipo? A insegurança surge por vários motivos como os quais situados anteriormente, ela sufoca sua capacidade de raciocínio crítico e bloqueia sua mente. Ela constrói uma parede e te impede de acessar a confiança. O que fazer para destruir a parede? Aos poucos e com poucos hábitos diários, poderemos modificar nossos hábitos para conseguir a voltar ao equilíbrio para começar a voltar a compreender a matéria e ter foco naquilo que importa. Salientamos que compreender é algo gradativo e natural, pois se tentarmos forçar o aprendizado de uma força abrupta, há grandes chances de aumentarmos o nível de expectativa e consequentemente, aumentamos o nível de ansiedade.

Fique calmo, isso é só uma fase que irá superar

Seja paciente e faça pouco por vez, mas faça com qualidade e com tranquilidade. Isso fará com que sua confiança volte aos poucos. Leia livros que faça você se acalmar, converse com pessoas que já passaram pela mesma situação que você. Isso o ajudará a compreender a matéria para melhorar a performance.

Postagens Relacionadas