Categorias

Dirigimos a BMW X1 [BDE Review]

Screenshot 2014-07-10 23.52.17 Passamos um tempo com uma BMW X1 para testes, mas antes de continuar lendo, recomendo que assista ao vídeo que fizemos para sentir um pouco como foi: [youtube //youtu.be/XWf8u0fQczw] Deu pra perceber que a máquina não é fraca não, né?!
Pelo período que passamos com o carro, pudemos avaliar diversos quesitos. Logo nos primeiros dias dirigindo cerca de 50km diariamente, percebemos que o carro é um “mini-esportivo” disfarçado de SUV, o qual lembra muito o desempenho de um hatchback, sendo que a “única” diferença é na posição para dirigir, um pouco mais elevada em relação aos hatchs. O carro é muito procurado como utilitário para famílias, e conta com 2,76 metros de distância entre eixos, buscando proporcionar conforto para quem viaja nos bancos traseiros. Ele é categorizado como um crossover, mas pelas suas dimensões podemos realmente arriscar a dizer que ele é um nato SUV e, ainda mais por concorrer diretamente com outros SUV’s: Volvo XC60, Kia Sorento, Volkswagen Tiguan, Land Rover Evoque e Audi Q3.

e84lci_datasheet_small
Imagem: Reprodução

+ DIMENSÕES

Entre-eixos: 2,76m Comprimento: 4,45m Largura: 1,79m Altura: 1,54m Altura em relação ao solo: 19,6cm Porta-malas: 420 litros

+ ESPECIFICAÇÕES

Motor: 184 cavalos de potência a 5.000rpm Torque: 27.5kgfm entre 1.250 a 4.500rpm Quatro Cilindros Twin Power Turbo de 2.0 litros Aceleração de 0 a 100km/h: 7,7 segundos Câmbio: Automático de 8 velocidades Velocidade máxima: 202 km/h

+ VERSÕES COMERCIALIZADAS

BMW X1 sDrive 18i BMW X1 sDrive 18i GP BMW X1 sDrive 20i (versão testada) BMW X1 sDrive 20i GP

+ DESIGN 

Essa foi a primeira e única versão lançada da BMW X1 até hoje, contando com pequenas alterações (muito pequenas mesmo), a cada ano. O carro segue as mesmas linhas dos outros modelos da BMW, tendo apenas a sua traseira à lá perua como um diferencial. Ela ainda conta com faróis baixos do tipo Angel Eyes e faróis do tipo xenon de fábrica. O design geral do carro segue padrão BMW, e não tem muito o que se contestar. Resumindo em uma palavra? Lindo!

Blog-da-Engenharia-Review-BMW-X1IMG_9374 copy

+ INTERIOR, CONFORTO E TECNOLOGIA

Em seu interior, a BMW X1 vem equipada com bancos de couro (na versão testada, de cor caramelo), e com o painel seguindo os padrões da montadora, bem simples e sem muito requinte. O ar-condicionado é duas zonas (dual zone) e dá conta do recado mesmo em dias bem quentes. Conta também com apoio de banco central e um pequeno “porta-treco”. Um ponto que deixou bastante a desejar, porém devido ao perfil dos pneus serem bem baixos, foi o conforto ao dirigir o carro na cidade, que é mínimo e me deixou bem cansado com menos de uma hora dirigindo o carro. Para compensar, o banco traseiro conta com um espaço “generoso”, e leva os passageiros com conforto, principalmente em percursos curtos e médios (não testamos durante longas viagens). O banco frontal do motorista conta também com regulagem elétrica, o que oferece uma praticidade inigualável! Equipada com um sistema de som simples, igual à maioria dos BMW’s, deixou a desejar por não conter uma central multimídia/GPS, e também não tem sistema de comando de voz ou recurso que facilite a vida do motorista. O que me deixou mais frustrado foi a falta de conectividade com iPhone 5/5S, não sendo possível o streaming de músicas da minha biblioteca para o som do carro. Pelo preço que é comercializado, poderia muito bem vir com um belo som, mais moderno, e uma tela de no mínimo 5″, com câmera de ré. Contém sensor de estacionamento traseiro, porém ficou devendo no sensor dianteiro. A BMW X1 possui sistema anti-furto e alarme com tecnologia EWS, para-brisas com sombreado verde, declinação e rebatimento automático do espelho retrovisor externo, sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, piloto automático, indicador de intervalos para manutenção programada, kit de ferramentas completo, tecnologia car e key memory, tecnologia RTF, discos de freio ventilados dianteiros e traseiros 16″.
Blog-da-Engenharia-Review-BMW-X1IMG_9375copy

  • SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE

O crossover da BMW conta ainda, com airbags laterais e dianteiros, sistema de freios anti-travamento (ABS), segredo de roda, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento, função siga-me, faróis e luz traseira anti-neblina, DSC ADB-X CBC DBC DTC. O carro em si, é um pouco “duro” para dirigir, se assemelhando com carros esportivos inclusive, e na estrada pudemos perceber que a direção vai endurecendo ao aumentar a velocidade, passando mais segurança e estabilidade ao motorista. Porém ao dirigir na cidade, como já dissemos, o carro passa a ser um pouco desconfortável por “bater seco”, principalmente em ruas esburacadas.
Blog-da-Engenharia-Review-BMW-X1IMG_9332

+ MOTOR, CONSUMO, E DESEMPENHO

O motor da BMW X1 conta com 184 cavalos de potência a 5.000rpm de quatro cilindros. O carro possui bastante força de arrancada, e até nos faz “colar” no banco com aceleradas mais pesadas, e responde de pronto quando precisamos. A retomada de velocidade é bem rápida, e o pedal é bem calibrado. Porém como contrapartida, à cada pisada, o seu consumo aumenta. Consegui fazer uma média de 8,6km/L na estrada à 100km/h, enquanto na cidade não consegui passar dos 6,0km/L.
Blog-da-Engenharia-Review-BMW-X1IMG_9366coopy

+ PREÇO E CUSTO-BENEFÍCIO

A BMW X1 é comercializada em apenas 4 versões no Brasil (sDrive 18i, sDrive 18i GP e sDrive 20i, sDrive 20i GP), com alguns opcionais oferecidos nas concessionárias, contando apenas com transmissão automática de 8 velocidades). A versão testada foi a BMW X1 sDrive 20i, e o seu preço oficial é de R$144.950,00 (9 de julho de 2014). O desempenho do carro ficou dentro das expectativas, nada a mais nem a menos, tirando só a questão da dirigibilidade na cidade. O carro vale o que custa? Talvez, mas ainda acho que faltam alguns detalhes que me convençam a comprar um, em relação ao seu preço. Em algumas promoções, a BMW já chegou a oferecer o BMW X1 sDrive 20i por cerca de R$129.000,00, preço que começa a ficar um pouco mais justo (no Brasil, é claro).
Blog-da-Engenharia-Review-BMW-X1IMG_9372 copy

+ NOTAS

DESIGN ★★★★★ (4,5)
ACABAMENTO INTERNO ★★★ (3,0)
TECNOLOGIA ★★ (2,5)
SEGURANÇA ★★★★★ (5,0)
DESEMPENHO ★★★★ (4,5)
CONSUMO ★★★ (3,0)
CUSTO-BENEFÍCIO ★★★ (3,5)
Blog-da-Engenharia-Review-BMW-X1IMG_9363copy

+ CONCLUSÃO 

Que o BMW X1 é versátil não podemos negar, um carro perfeito para quem tem uma família média (de 4 pessoas), leva filhos à escola, viaja bastante e não tem problemas com alto consumo de combustível. A versão testada, a 20i é, na minha opinião, a que tem o melhor custo benefício. Para quem não liga muito para luxo no acabamento interno e, quer um carro seguro, que chame atenção e tenha um visual bem bacana, o BMW X1 é o carro perfeito. A versão 18i, com transmissão de seis marchas e um motor de 150cv talvez não seja uma opção muito válida para muitas pessoas, já que a diferença de custo não é tão grande e provavelmente deve perder bastante em desempenho para a versão 20i.
 

Gostou? Então confira também o Review que fizemos da Nova Ford Ranger Limited!

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Todo Dia a Mesma Noite: A tragédia do incêndio da boate Kiss e seu impacto na sociedade

O incêndio na Boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas e feriu 680 outras, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A tragédia ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, e foi provocada pela imprudência e pelas más condições de segurança no local.