Categorias

Cinco serviços digitais que vão ser descontinuados em 2021

Novas ideias vêm de necessidades e, logo, novas tecnologias surgem o tempo todo, pois nossas necessidades estão sempre mudando. Assim, com o tempo algumas tecnologias tornam-se obsoletas e precisam ser encerradas para dar lugar às mais recentes. Confira agora, cinco serviços digitais que vão ser – ou já foram – finalizados neste ano!

Internet Explore

serviços digitais

O software já foi um dos principais navegadores do mundo e muito utilizado, chegando a estar presente em pelo menos 90% dos computadores. Porém, como acontece em muitos casos em sistemas digitais de sucesso, a falta de suporte de alguns serviços acabaram atrasando o produto.

Assim, o Internet Explore deixou de ser atualizado em 2016 e só se manteve em funcionamento nestes últimos anos por conta de uma parcela do mercado coorporativo. Contudo, algumas plataformas deixaram a compatibilidade com o software de lado, como é o caso do Teams que não abre no Explore desde o ano passado.

A partir de 17 de agosto de 2021, nenhum aplicativo remanescente da Microsoft, como Word, Office 365 ou Outlook poderá ser aberta nele.

Microsoft Edge Clássico

Microsoft Edge 89 traz suporte para guias verticais e inicialização mais rápida | Mundo Conectado

Em março deste ano a Microsoft encerrou o serviço de suporte da versão Clássica do software, lançado em 2015. Dessa forma não há mais atualização de segurança.

Porém, o serviço de manutenção continua operando normalmente e, por isso, a empresa recomenda aos usuários do Explore que migrem para o Microsoft Edge. Para quem já usa o software, a opção é atualizar a versão completamente para o Microsoft Edge Chromium.

Cortana

Microsoft Cortana comes to an end on Android and iOS - InfoGadget

A Cortana, assistente virtual da Microsoft, nasceu em 2016 e veio como a proposta de rivalizar com outros serviços digitais como a Siri, da Apple, e o Google Assistente. Porém, o projeto não vingou como deveria e, assim, a Microsoft decidiu encerrar o suporte da ferramenta em 7 de setembro de 2021, como relata o documento do suporte oficial da empresa.

Além disso, quem costumava utilizar a ferramenta deve ter percebido que no início do ano, os aplicativos para IOS e Android da assistente foram encerrados.

Esperamos que a Microsoft também não encerre a Cortana do Halo , o que seria uma verdadeira tragédia!

Periscope

O Periscope, do Twitter, foi lançado em março de 2015 para smartphones Android e IOS. Constitui-se, basicamente, em um aplicativo de streaming de vídeo ao vivo. Devido à grande concorrência nesse ramo, como o próprio Youtube, por exemplo, o serviço acabou sendo esquecido e tornou-se insustentável. Por isso a decisão do Twitter de encerrá-lo em março desse ano.

Google Hangout

serviços digitais

O Google Hangout, serviço de mensagens que surgiu como parte do Google+, será em breve substituído pelo Google Chat, outra ferramenta de troca de mensagens, só que com mais recursos – como emojis ?, por exemplo.

Acontece que para quem está acostumado com os serviços de conversação do Google isso não é bem uma novidade.  A empresa possui um longo histórico de vezes que tentou criar um aplicativo de mensagens popular. Quem aí não lembra do Talk, do Wave, Google+ Messenger, Spaces e o Allo?

A pergunta que nos resta é: Será que o Google Chat será esse tão popular serviço de comunicação digital que a Google tenta emplacar há anos? Quem sabe! Deixe sua opinião nos comentários.


Aproveite e siga o Blog da Engenharia no Instagram!

Postagens Relacionadas