Categorias
person taking a photo of trees

Novo Revestimento Combina Propriedades Antiembaçantes e Antirreflexo Para Uma Visão Sempre Limpa

Recentemente, pesquisadores desenvolveram um revestimento transparente que combina propriedades antiembaçantes e antirreflexo simultaneamente. Esta tecnologia melhora os óculos, para-brisas, câmeras e sistemas de radar de luz, usados sobretudo por veículos autônomos.

Por que é Necessário um Revestimento Antiembaçante e Antirreflexo?

O truque está na combinação de um revestimento de polímero, que evita o embaçamento, com nanoestruturas porosas de dióxido de silício, que reduzem os reflexos. Quando há grandes diferenças de temperatura entre o ambiente externo e o sistema de medição, a parte óptica dos sistemas lidar embaçam, prejudicando a funcionalidade, o que pode significar um potencial acidente.

Como Funciona o Revestimento?

A equipe otimizou seus protótipos especificamente para os sistemas lidar, que são mais promissores e têm uma necessidade mais premente, mas a tecnologia pode ser adaptada para muitas aplicações diferentes. A ideia é atender a essa necessidade sem mexer com a propriedade antirreflexo, também essencial para lidar com a luz do Sol ou os faróis dos outros carros. O maior desafio é que o próprio antiembaçante acabava gerando mais reflexos.

“Nós usamos um polímero que evita o embaçamento [aplicado] sobre uma superfície óptica, agindo como um reservatório de água,” explicou Anne Gartner, do Instituto Fraunhofer de Óptica Aplicada e Engenharia de Precisão, na Alemanha. “No entanto, as diferenças nos índices de refração do material polimérico e do ar ao redor levam a reflexos indesejados e à geração de luz fantasma. Para evitar esses reflexos, combinamos o filme antiembaçante com estruturas muito pequenas – até 320 nm de altura – para criar um efeito reflexivo junto com a permeabilidade à água.”

Quais São as Aplicações do Revestimento Antiembaçante e Antirreflexo?

Isso exigiu o uso de um novo tipo de tecnologia de aplicação de revestimentos, também desenvolvida pela equipe. Os pesquisadores agora estão explorando como o sistema de revestimento pode ser transferido para outras áreas, como sistemas de iluminação adaptáveis no setor automotivo e câmeras.

A tecnologia pode ser usada para melhorar óculos, para-brisas, câmeras e sistemas de radar de luz, usados sobretudo por veículos autônomos. Outras possíveis aplicações incluem sistemas de iluminação adaptáveis no setor automotivo e câmeras.

O material em testes em câmeras de celulares.

O material em testes em câmeras de celulares

O revestimento antiembaçante e antirreflexo é uma tecnologia inovadora que visa melhorar a funcionalidade dos óculos, para-brisas, câmeras e sistemas de radar de luz, usados sobretudo por veículos autônomos. Esta tecnologia permite que os sistemas lidar funcionem sem serem afetados pelas diferenças de temperatura, melhorando a segurança e a eficiência desses produtos. Além disso, o revestimento pode ser adaptado para muitas outras aplicações diferentes.

Postagens Relacionadas