Categorias
photo of assorted items on wooden table

Lei permite jovens brasileiros de 15 a 29 anos viajarem de graça pelo país

Viajar é bom, agora viajar de graça pelo país, é melhor ainda – não é mesmo? Afinal, quem aí não gosta de viajar?

Pouco conhecido pela maioria dos jovens brasileiros, o programa ID Jovem garante duas vagas gratuitas em cada viagem interestadual de ônibus, para jovens com idade entre 15 e 29 anos. Além do benefício de viajar de graça, o programa ID Jovem também oferece outras vantagens, como: acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, conforme disposto no Decreto de Lei 8.537/2015 .

Eduardo Cavalcanti - Blog da Engenharia - Viajar de Graça pelo país com o ID Jovem
Eduardo Cavalcanti viajando com mala Nordweg

Sou jovem e quero viajar de graça pelo país, como faço?

Para utilizar o benefício é tudo bem simples. Você precisa apresentar a sua Identidade Jovem (documento virtual que pode ser emitido aqui). É obrigatório que o documento esteja dentro do prazo de validade e seja apresentado junto a uma identificação com foto. Ah, e não precisa imprimir nada não, viu? Apenas mostrar o ID Jovem na tela do seu celular já é o suficiente! Não precisa de carteirinha de papel nem nada impresso, é tudo usando 100% tecnologia.


ID Jovem permite viajar de graça pelo país - você precisa ter entre 15 a 29 anos de idade.
ID Jovem permite viajar de graça pelo país – você precisa ter entre 15 a 29 anos de idade.

Sou jovem, tentei viajar de graça e fui barrado, o que faço?

Caso você tente fazer uma viagem de graça e não consiga, você pode procurar pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que conta com postos de atendimento em muitas rodoviárias do país. Esse benefício está presente no estatuto da juventude (Lei nº 12.852/2013).

Tenho certeza (absoluta) que o benefício vai ajudar (e muito) estudantes, tanto os de engenharia quanto de outras áreas – já que, essa geralmente é uma fase da vida que estamos com menos grana, né não?

E você, já utilizou do benefício? Conta pra gente nos comentários!

 

Postagens Relacionadas