Categorias

Quais são os melhores ângulos para fotografia de arquitetura?

Conhecer os melhores ângulos para fotografia de arquitetura é fundamental, principalmente se você pretende se especializar na área. Graças a essas fotografias, é possível conhecer imagens que, sem os profissionais responsáveis, nunca teríamos conhecimento. 

De maneira geral, a fotografia de arquitetura eleva o tempo e o espaço. Afinal, ao fazer esses registros, é possível compreender o que veio antes e no que determinado espaço se transformou. 

Melhores ângulos para fotografia de arquitetura

foto via pixabay

Atualmente, a cultura das fotografias fez com que as pessoas começassem a consumir diferentes estilos de imagens, a fotografia de arquitetura é uma delas. Elas proporcionam uma experiência inovadora, diferente da tradicional. 

Existem várias vantagens das fotografias de arquitetura, uma delas é mostrar às pessoas um local que elas nunca tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente. Além disso, elas expandem o vocabulário arquitetônico. 

Porém, para que os resultados sejam eficientes e causem sensações boas nas pessoas, é necessário descobrir os melhores ângulos para fotografia de arquitetura. Dessa maneira, você garante transmitir, através de uma única imagem, a sensação de tempo e espaço. 

As fotografias servem para congelar o tempo. Além disso, quando elas são registradas de maneira profissional, é possível elevar a aparência dos ambientes. Então, descubra quais são os melhores ângulos para fotografia de arquitetura. 

1. Explore todos os detalhes

Embora os melhores ângulos para fotografia de arquitetura envolvam o uso de lentes de grande angulação, fotografar o ambiente como um todo também pode fornecer resultados excelentes. 

Afinal, os edifícios contam com vários detalhes, que muitas vezes são deixados de lado pelos fotógrafos. E, quando você os explora, é possível revelar novos pontos do edifício, assim como novas histórias do local. 

2. Explore todos os ângulos e diferentes perspectivas

foto via pixabay

Antes de mais nada, é importante dizer que o ângulo da fotografia exerce uma grande influência no resultado final da imagem. Mas existem os melhores ângulos para fotografia de arquitetura, que não podem faltar em seus ensaios. 

Quando o fotógrafo posiciona a sua câmera em cima ou em baixo, ele estará fazendo errado. Afinal, quando esses ângulos são testados, a tendência é que eles causem distorções, fazendo com que os elementos da foto fiquem tortos. 

Além disso, de acordo com especialistas na área, as fotografias de arquitetura devem apresentar ângulos retos. Até porque, foi dessa perspectiva que os espaços do local foram criados. 

Mas não deixe de brincar e testar novas perspectivas em suas fotografias, pois os resultados podem ser compensadores. Caso tenha interesse em expor determinado elemento, lembre-se que o ângulo pode auxiliar a conseguir a melhor imagem. 

3. Utilize um tripé

Para conseguir aproveitar os melhores ângulos para fotografia de arquitetura, nada melhor do que utilizar um tripé. Embora a falta desse equipamento não te impeça de fazer fotos incríveis, ele oferece mais criatividade e liberdade em seus ensaios. 

Ao utilizar um tripé em seus ensaios, é possível usufruir de velocidades mais baixas do obturador, evitando que as imagens saiam tremidas. Então, lembre-se de investir nesse acessório, que pode te acompanhar em todos os momentos de necessidade.

4. Utilize drones para obter imagens aéreas

foto via pixabay

Desde que os drones foram lançados, eles mudaram a perspectiva das fotografias aéreas. Afinal, com o auxílio desses equipamentos, o fotógrafo pode alcançar os melhores ângulos para fotografia de arquitetura que antes não era possível.

Portanto, se o seu objetivo é registrar imagens aéreas, nada melhor do que investir nesse equipamento para te auxiliar. Mas antes de conseguir os resultados desejados, será necessário treinar um pouco. 

5. Use as linhas com sabedoria

Utilizar as linhas com sabedoria é fundamental, principalmente se você vai fotografar o exterior de um local. Portanto, lembre-se de estudar sobre essas linhas, utilizando as melhores para os seus resultados. 

De maneira geral, tanto o formato da linha quanto as formas, interagem entre si nas imagens. Então, faça testes desses dois aspectos, descobrindo aquilo que melhor compõem a imagem. 

6. Priorize as luzes boas

Independentemente do que você está tirando fotos, a luz é uma das principais prioridades. Afinal, quando o ambiente está bem iluminado, ele auxilia a enfatizar o espaço, gerando resultados incríveis. 

Além disso, a luz nas imagens é extremamente importante para moldar o entendimento do que é importante em seu projeto. Sendo assim, não esqueça de fotografar as construções e edifícios priorizando a luz. 

Inspire-se em outras fotografias de arquitetura 

Agora que você conhece os melhores ângulos para fotografia de arquitetura, saiba que existem várias imagens na internet que podem servir como uma inspiração para você! Dessa maneira, é possível criar técnicas para desenvolver o seu próprio projeto. 

Atualmente, através de uma rápida pesquisa na internet, os fotógrafos conseguem encontrar imagens de edifícios, construções e ambientes internos, todos com suas próprias composições e técnicas utilizadas. 

Então, sempre que for realizar um novo ensaio de fotografia de arquitetura, lembre-se de buscar por inspirações. 

Veja também nossos outros artigos sobre:

Postagens Relacionadas