O que é e para que serve o selo PROCEL? O selo PROCEL foi criado pelo Programa Nacional de Proteção à Eletricidade – programa do governo federal elaborado pela Eletrobras em Dezembro de 1993. Não é de hoje que vemos o tal selo PROCEL em muitos equipamentos domésticos, não é mesmo?
O que é o selo PROCEL?
O que é e para que serve o selo PROCEL? Definindo, é uma certificação do INMETRO elaborada pela empresa Eletrobras em Dezembro de 1993 a fim de incentivar as empresas otimizar a eficiência energética para tal equipamento, seja doméstico ou não.
No entanto, são estabelecidos indicadores de consumo e metas para os fabricantes devendo apresentar ao consumidor o desempenho para cada categoria de dispositivo. A princípio, cada tipo de equipamento candidatos aos selos, devem ser testados em laboratório indicado pela Eletrobras. Somente os produtos que atingem os índices estabelecidos recebem o selo PROCEL.
PROCEL significa – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica
Para que serve o selo PROCEL?
A etiqueta apresentada, principalmente nos eletrodomésticos, classifica o consumo de energia do equipamento e o quanto ele é eficiente (falando em questão de energia), que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
O Selo foi criado com o intuito de otimizar o uso das fontes de energia em busca de uma utilização racional, apesar disso ser ainda um problema, através de um menor uso de energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.
Por um lado, ele estimula a fabricação e comercialização de produtos eficientes e econômicos.
Por outro lado, ele é uma ferramenta simples para consumidor entender quais são os equipamentos com melhor eficiência e que consomem menos energia, ou seja, só há vantagens na utilização do Selo.
Mas e a etiqueta de eficiência energética?
Na verdade, não há selo se não houver a etiqueta de eficiência energética do equipamento em questão!
A princípio, é elaborada a etiqueta de testes INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) só depois disso que o dispositivo é contemplado com o selo.
Você sabe interpretar todas as nomenclaturas da etiqueta? Não se preocupe caro leitor, logo abaixo a imagem com a “tradução” de tudo que nela há. Confira:
Quais as vantagens de obter equipamentos com o Selo PROCEL?
Resumidamente, optando por produtos com o Selo PROCEL, a economia gerada por essa escolha resulta, a longo prazo, o equivalente de um novo equipamento.
Além disso, você pode contribuir com a economia de investimentos evita investimentos desnecessários no setor energético. Contudo, isso estimula a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e principalmente com a preservação do meio ambiente.
Quer mais vantagens? Saiba que todos equipamentos que portam o Selo PROCEL são testados em laboratórios credenciados do INMETRO, ou seja, acaba sendo mais uma garantia de qualidade do dispositivo que você está inserindo na sua casa.
Meio ambiente agradece
O Selo PROCEL é um grande aliado do meio ambiente a fim de orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
Também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.
Selo CONPET e PROCEL, é a mesma coisa?
Mesma coisa não é, mas tem o mesmo objetivo porém tem o foco nos produtos que usam energia de derivados do petróleo e gás natural.
O Selo CONPET é o equivalente ao Selo PROCEL, mas é concedido pela Petrobras e focado nos equipamentos e produtos que utilizam a energia derivada de petróleo e gás natural. O selo, portanto, garante que os produtos são produzidos com o uso racional dos recursos.
Depois de tudo isso, você entendeu a importância dos Selos com incentivo de economia de energia. Contudo, agora você sabe a importância de escolher produtos devidamente certificados e com seus selos de eficiência energética!