As plataformas low-code foram sem sombras de dúvida uma grande mão na roda para muitos desenvolvedores e entusiastas da programação. A facilidade de montar seus próprios apps que estas plataformas proporcionam conquistou muitas pessoas. Mas, como certa vez disse David Adkin:
“O FUTURO É NO-CODE!”
Isso porque as plataformas no-code possuem muitas vantagens como: são mais adaptáveis, são fáceis de usar e fornecem uma solução mais rápida e prática para um mercado cada vez mais competitivo.
Portanto, confira agora 4 Plataformas no-code para começar a criar aplicativos em 2021.
Draftbit
O Draftbit é uma plataforma no-code que promete disponibilizar muitos recursos interessantes, um design atrativo e intuitivo, além da opção low-code para quem deseja programar de forma mais customizada.
Apesar de ainda não ter sido lançada comercialmente, o adicionei nesta lista, pois você pode acessar o site oficial da Draftbit e fazer o requerimento de acesso, caso se interesse. Perceba que ela assemelha muito com outra plataforma muito utilizada, o Thunkable.
Além disso, uma das propostas da Draftbit é que a plataforma pretende trabalhar apenas com bibliotecas e frameworks open-sources, inclusive React Native.
Portanto, vale muito a pena conhecer!
Clappia
O Clappia é uma plataforma no-code que o permite criar aplicações customizadas conforme suas necessidades. O interessante desta ferramenta é que, além da facilidade de uso, ela é recheada de muitas funções úteis.
Dentre essas, destaca-se a Coleção de Dados Offline que permite que o usuário trabalhe com um banco de dados local até que o usuário possa se conectar ao Wifi e, assim, atualizar no servidor. Além disso, a usabilidade é bem dinâmica, sendo que para criar um aplicativo, basta escolher os recursos que deseja adicionar ao app, clicar no bloco de software pré-projetado, arrastá-lo e configurá-lo.
No site do Clappia, você pode conferir na página inicial todos os recursos disponíveis pela plataforma que disponibiliza um plano gratuito e mais alguns planos pagos – começando com 7 dólares/mês – e que o permitirão desenvolver suas aplicações com mais recursos.
OpenAsApp
O slogan desta aplicação traz a seguinte frase: “Criação automática de aplicativos para todos os usuários de planilhas”. Isso porque, o OpenAsApp é uma ferramenta no qual a base de dados da aplicação é baseada em uma planilha como Excel ou Google Sheets.
Portanto, o OpenAsApp é a plataforma no-code ideal para quem manda muito bem em planilhas e deseja se aventurar no universo de criação de aplicativos. Para começar a criar seu aplicativo, basta preparar a planilha ou banco de dados, upar o arquivo e deixar a plataforma te guiar tranquilamente.
Além disso, o OpenAsApp disponibiliza os dados de quantas vezes sua aplicação foi baixada, quantas pessoas estão usando-a, por quais dispositivos, dentre outras coisas. Tudo em uma dashboard bem intuitiva e dinâmica.
Porém, apesar de muitos benefícios, o preço das versões pagas pode ser um pouco salgado, já que o pagamento é em Euro. Felizmente, há uma versão gratuita, no qual você pode conferir se a plataforma atende suas demandas. Dependendo do projeto pode até mesmo finalizá-lo nessa versão.
Thunkable
Apesar do Thunkable ser relativamente antigo, ainda vale muito a pena utilizá-lo em 2021, pois é uma plataforma no-code – e também low-code – bem completa e com muitas funcionalidades úteis.
A proposta do Thunkable é permitir a criação de aplicações através de programação em blocos, bem semelhante ao Scratch, além de disponibilizar um visual bem intuitivo e fácil de configurar.
Durante minha graduação utilizei esta plataforma para criar um aplicativo de cálculos para conversão de energia em comprimentos de onda para compostos de coordenação, o que mais tarde me garantiu uma bolsa de monitoria em Algoritmos. Posso dizer que o Thunkable com certeza facilitou muito o meu trabalho, por isso sempre o recomendo para quem deseja começar a criar aplicações.
Além disso, deixarei um tutorial do canal Tekzoom para quem deseja se aventurar na plataforma: https://cutt.ly/HkBqfBv
E aí, o que achou dessa lista? Conhece alguma outra plataforma no-code interessante? Deixe aqui no comentários e quem sabe podemos fazer uma parte dois no futuro.
Já segue o Blog da Engenharia no Instagram!