Uma impressionante “onda de lixo” foi registrada no litoral brasileiro nos primeiros dias de 2021, ano que deu a partida à Década do Oceano no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).
Assim, essa cena foi denominada como “tsunami de plástico” e mostra uma pequena parcela de plástico arrastado pelas ondas da praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, durante uma live do biólogo marinho Ricardo Gomes (diretor do Instituto Mar Urbano).
É o chamado do oceano!
No vídeo, o tsunami de plástico (garrafas, brinquedos) impressiona qualquer pessoa e percorreu o mundo através das redes sociais, pois representa um alerta global!
Por isso, escolhi esse vídeo para chamar a sua atenção para o grande problema que é a poluição dos oceanos por lixo plástico (o inimigo número um da vida marinha) em todo o planeta.
Mas como assim o plástico é o inimigo número um dos oceanos?
Primeiramente, só para você ter uma ideia, somente o Brasil polui os oceanos com cerca de 325 mil toneladas de lixo plástico por ano. Para piorar ainda mais, nós produzimos 3 milhões de toneladas de plásticos de uso único, ou seja, produtos (talheres, embalagens, copos descartáveis) descartáveis que não são reutilizados. Imagina todos os países juntos? Sentiu o peso agora?
Esses dados foram divulgados no relatório “Um Oceano Livre de Plástico”, lançado em dezembro pela @oceanabrasil.
Ainda segundo o relatório, cerca de 80% do lixo que chega no oceano tem origem do continente!
Assim, após ser descartado, os resíduos plásticos percorrem diversos caminhos até chegar ao oceano, onde impacta toda a biodiversidade oceânica.
A pesquisa da Oceana, nos mostra que 85% dos animais que ingeriram plástico, são espécies ameaçadas de extinção.
Além disso, o lixo plástico também impacta milhares de pescadores que vivem dos recursos pesqueiros, sem falar na saúde da população que está ingerindo microplástico sem saber.
Por isso, a situação é muito grave e vai muito além do que posso escrever aqui em palavras!
E o Brasil precisa acordar!
Nosso país tem uma grande responsabilidade na promoção da sustentabilidade dos oceanos. Para isso, precisamos urgentemente de uma lei nacional que regulamente o uso de itens plásticos, principalmente os de uso único.
Além disso, temos que lembrar que juntos somos mais fortes! Keep our ocean blue e evite plástico, sempre que possível!
Leia mais artigos do Blog da Engenharia e da coluna Engenharia de Pesca.