A liderança não é atributo de um cargo, é atributo de um ser humano. Diferentemente do poder, este sim é inerente a um cargo.
Um profissional pode ocupar níveis hierárquicos elevados e nem por isso ser um líder. Da mesma forma, alguém pode ocupar posições hierárquicas menores e ter maior capacidade de influência sobre os demais do que o suposto “líder”.
Poder, Liderança e Autoridade são três conceitos distintos e de grande importância dentro do contexto das relações humanas e que, por isso, merecem ser esclarecidos. Vamos entender esses conceitos?
Liderança x Poder x Autoridade
Poder é fazer alguém agir, mesmo contra vontade própria, devido ao cargo ou força de quem determina a ação.
Liderança é a capacidade de influenciar pessoas a fazerem algo de bom grado visando alcançar um bem comum.
Autoridade é a capacidade de levar alguém fazer algo de boa vontade para você e por você e se estabelece ao servir aos outros e se sacrificar por eles.
Nota-se que liderança e autoridade são conceitos muito próximos e se diferenciam pelo fato de que na liderança há um bem comum a ser conquistado, ao passo que na autoridade há uma relação de respeito mútuo.
O que um líder faz x O que um líder não faz
- Um líder serve antes de ser servido;
- Um líder se preocupa com um bem comum;
- Um líder tem humildade;
- Um líder não se preocupa em agradar a uns e outros;
- Um líder não tem necessidade de se auto afirmar o tempo todo.
O modelo de liderança apresentado no livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter e mostrado na figura abaixo deixa claro que a autoridade, os atos de servir – e até mesmo se sacrificar- a energia do amor e da vontade são os pilares da liderança.
De forma clara e sucinta o livro conecta esses conceitos, conforme citado a seguir:
“A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar.”
Liderança e Engenharia
Seja atuando na área técnica ou na área de gestão, os resultados almejados por um engenheiro são obtidos a partir do trabalho de execução dos liderados que estão sob sua tutela.
Por isso a capacidade de liderança é fundamental na engenharia e como tal, entender o que de fato ela é, assim como analisar o comportamento e o trabalho de verdadeiros líderes torna-se um diferencial no mercado de trabalho.
Portanto, não confunda poder com liderança e lembre-se dessas lições ditas por quem entende do assunto:
Ser poderoso é como ser uma dama. Se você tem de dizer às pessoas que você é, você não é.”
Margareth Thatcher
E para finalizar, uma dica de alguém com ainda mais moral no assunto:
Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.
Jesus Cristo