Um grande arranha-céu na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong localizado no Sul da China é evacuado após sofrer um tremor de origem desconhecida, nesta terça-feira (18). O prédio em questão possui quase 300 metros de altura.
Entenda um pouco desse caso que está despertando a atenção das autoridades chinesas.
Sobre o arranha-céu
Conhecido como SEG Plaza, foi concluído em 2000 e está situado em Shenzhen, uma metrópole que possui uma média de 12,5 milhões de habitantes. Essa edificação é um local importante de mercado eletrônicos e vários escritórios. Além disso, SEG Plaza é considerado o 212º prédio mais alto do mundo com 291,6 metros de altura e 71 andares.
Shenzhen é extremamente conhecida mundialmente como um centro tecnológico, além disso uma das cidades mais modernas e polos econômicos chineses.
Tremores sem causa conhecida
Primeiramente, ainda é um mistério o ocorrido pois segundo a agência de gestão de emergências de região, não foi registrado nenhum tipo de tremor na área de Shenzhen. Aparentemente apenas o edifício se movimentou, por volta de 13h50 (horário local, 2h50 em Brasília) e causando pânico entre as pessoas que estavam presentes.
Dessa forma, as autoridades responsáveis indicaram que estão investigando o ocorrido. Veja abaixo vídeos registrados por pessoas presentes no local.
?? As if all the weird things coming from China weren't enough, in another one, a building, SEG Plaza Building in Shenzhen, began to shake for unknown reasons which caused evacuation and chaos.
More videos in the thread. pic.twitter.com/R6qokkt1cw
— KreatelyOSINT?? (@KreatelyOSINT) May 18, 2021
China e seus edifícios com recorde de altura
Dessa forma, vale ressaltar que cinco dos arranha-céus mais altos do mundo estão localizados na China, inclusive a Torre de Xangai que carrega números impressionantes de 128 andares e 632 metros de altura.
Em 2020 a China fez a proibição de construção de prédios com mais de 500 metros de altura, porém essa restrição está em vigor apenas em algumas cidades.
Além disso, historicamente, nenhum arranha-céu desabou no país, segundo a agência de notícias France Presse. Porém construções mais baixas já tiveram desabamentos devido a normas construtivas muitas vezes não tão rígidas.