O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
topografia

TOPOGRAFIA, tudo o que você precisa saber- Guia das Engenharias

A Topografia é uma etapa essencial ao iniciarmos uma obra, através dela coletamos informações essenciais do local onde o serviço de Engenharia será executado, onde os responsáveis técnicos necessitam de dados do possível terreno. Para isso, há a necessidade de um estudo topográfico completo.

Portanto em termos gerais, pode ser definida como o estudo da superfície terrestre e de suas características e formas, portanto é importante lembrar que não há demanda de topógrafos apenas em obras de construção civil, há uma gama de mercado como no setor de mineração, meio ambiente, indústria, dentre outros. Vamos conhecer um pouco mais dessa área?

topografia

O que o Engenheiro Topógrafo faz?

A princípio, através de medições, o topografo consegue elaborar diversas plantas e desenhos com informações importantes para servir de suporte em serviços de Engenharia. Normalmente esse profissional é um dos primeiros a chegar na obra, com seus materiais para esse estudo preliminar do local.

Além disso, vale lembrar que topógrafos trabalham com diversos equipamentos e a tecnologia está atrelada ao seu serviço. Um dos “parceiros” mais conhecidos pelas pessoas é o GPS que auxilia na medição e precisão do que vai ser entregue.

Acima de tudo, é importante que o profissional da área tenha conhecimentos em informática e facilidade de lidar com novas tecnologias, pois existem diversos aparelhos para medição, softwares para execução de planas, equipamentos de medição a laser e drones.

equipamento topografico

Áreas de atuação

Primeiramente, temos um mercado extenso para os topógrafos e iremos falar brevemente das oportunidades para os profissionais da área, que abrangem empresas de construção civil, saneamento, agricultura, pavimentação e telecomunicações, dentre outras. Venha comigo entender quais são suas possibilidades de atuação:

  • Elaborar relatórios para Construção Civil;
  • Avaliação de processos de inventários, documentação legal de terrenos ou desapropriação;
  • Determinar materiais para execução de serviços de Engenharia de acordo com a situação do terreno;
  • Projetar plantas com cotas e coordenadas;
  • Trabalhos com equipamentos topográficos e geodésicos;
  • Executar nivelamentos geométricos;

Levantamento e avaliação terrenos, identificando pontos de relevos e acidentes geográficos;Engenharia

Qual formação deve ter esse profissional?

Primeiramente, o profissional da Topografia deve possuir alguma formação em agrimensura, é muito importante possuir um curso técnico ou superior. No caso da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, o curso dura em média 5 anos.

Além disso, durante o curso o profissional terá visitas à laboratórios e aulas em campo para aprimorar os conhecimentos na área.topografo

Quanto ganha um Topógrafo?

Portanto, de acordo com dados coletados em 2021 pelo site salário, o profissional da área de Topografia com carga horária semanal de 44 horas em regime CLT, pode ganhar de R$ 2.171,03 a R$ 4.627,98 mensais. Vale salientar que, esses valores não contemplam os profissionais que trabalham de forma autônoma e varia de estado para estado.


E aí? Se interessou pela área de Topografia? Fique ligado aqui no Blog, traremos mais novidades sobre essa profissão. Não acha que essa é a sua Engenharia? Acesse os outros Guias da Engenharia que trazemos para vocês outras opções de cursos de Engenharia.

Engenheiro

Total
0
Shares
2 comentários
  1. O famoso “topof”, para os íntimos. Uma profissão de extrema importância nas construções e que cresce nas questões de inovação e tecnologia rapidamente.
    Excelente abordagem do artigo, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese