Categorias

Me formei em engenharia: e agora?

Muitas pessoas quando saem da faculdade costumam se perguntar: “Me formei em Engenharia, e agora?”, afinal todo recém-formado em possui inseguranças e medos enraizados a partir do momento que saem da faculdade com o tão sonhado diploma em mãos.

A verdade é que muitos profissionais saem da faculdade preparados em relação a técnica, porém em a grande maioria dos engenheiros, não sabe quais serão os próximos passos para conseguirem seu espaço no mercado de trabalho.

A insegurança de não saber por onde começar.

Um dos sentimentos mais comuns que persegue todo recém-formado em engenharia é a famosa INSEGURANÇA. Todo recém-formado em engenharia se sentem inseguro, seja para participar de uma entrevista de emprego ou para empreender e atender um cliente final.

A partir do momento que você sai da faculdade é você por você mesmo, afinal dificilmente encontramos algum profissional da área da engenharia que aprendeu sobre prospecção de clientes, negociação, prática e atuação real dentro do mercado da engenharia.

Fonte: google imagens, 2021

O manual do recém-formado

Não existe fórmula mágica para conseguir se posicionar no mercado da engenharia, mas existe um passo a passo que pode te ajudar a encontrar seu caminho e monetizar o seu diploma dentro da área que você se empenhou tanto para se formar.

Abaixo a lista de alguns pontos para você sair do lugar e dar os primeiros passos:

  1. Nicho de atuação: Escolha em qual área você deseja atuar, Engenharia é muito ampla e tem diversas vertentes que pode escolher;
  2. Cliente: Quem você deseja atender? Existem profissionais que querem atender todo mundo, mas a verdade é quem atende todo mundo, acaba não atendendo ninguém;
  3. Ferramentas: Quais ferramentas são necessárias para que você consiga iniciar? Software, computadores? O que você precisa para começar?
  4. Parcerias: Juntos somos mais fortes. Escolha parceiros que possam te ajudar e que precisem ser ajudados.
  5. Prospecção: Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai até Maomé. Mão na massa é chave do sucesso.

Colocando cada um desses passos em prática, você terá um norte significativo para conseguir ir a diante. Entretanto é importante que você também decida: Quer empreender ou quer trabalhar em algum lugar? Esse é um ponto chave para que você tenha total direcionamento em suas escolhas.

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: InstagramYoutube | Linkedin 

Postagens Relacionadas