No dia 20 de setembro comemora-se o dia nacional da engenharia química. Para celebrar esse dia especial, que tal conhecermos um pouco mais dessa profissão!?
O profissional formado em engenharia química trabalha principalmente no desenvolvimento de processos químicos e produtos. Ou seja, tudo que envolve transformação de matéria podemos estar ciente que haverá a presença de um engenheiro químico. Assim, as atividades realizadas por esses engenheiros estão regulamentadas e legalizadas por meio da Lei Federal nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.
A base da engenharia química
Conforme dito anteriormente, de forma implícita, o engenheiro químico está apto a aplicar seus conhecimentos em boa parte das indústrias, por exemplo, na construção civil, cosméticos, têxtil, alimentos e até no mercado financeiro.
Para tal, durante o curso de engenharia química o estudante se depara com um conteúdo abrangente e aprofundado.
Além das matérias básicas, matemática, física, química e biologia, são obrigatórias as matérias de programação, termodinâmica aplicada, desenvolvimento de processos e projetos, bioquímica, operações unitárias, segurança e controle de processo químico, modelagem e simulação, controle de qualidade, cálculo de reatores e muito mais.
Em suma, com o desenvolvimento de novas tecnologias, os engenheiros devem se manter sempre atualizados através da leitura de artigos científicos, demanda do mercado e muito mais.
Além disso, faz-se necessário que o profissional procure andar a milha extra. Ou seja, se diferenciar buscando conhecimento em outras áreas como economia, administração, gestão de pessoal. Afinal, a engenharia química é universal.
O salário do profissional da engenharia química
Em uma busca realizada no site salário, em 2021, foi levantado que o engenheiro químico ,que trabalha em regime de CLT, possui o piso salarial girando em média R$ 7.844,91. Esse valor varia dependendo da experiência do profissional (júnior, pleno ou sênior) e do porte da empresa (micro, pequeno porte, médio porte e grande porte).
Além disso, a localização da empresa e o grau de especialização em áreas correlatas à engenharia química são variáveis importantes e determinantes tratando-se de remuneração.
Concursos
Atualmente, temos uma carência de concursos e vagas para engenharia química. As poucas vagas disponíveis para atuar com a própria engenharia química são, por exemplo, na área de perícia das polícias civil, rodoviária e federal.
Neste caso, o conteúdo programático vai muito além dos conhecimentos específicos da própria formação. Para o indivíduo ingressar nessa área deve possuir, sobretudo, um bom conhecimento de direito penal, direito civil e direito constitucional. Juntamente com os exames físicos, de saúde e psicológicos a serem realizados.
Sob o mesmo ponto de vista, se tratando da área militar, temos a abertura de vagas para ingresso na Marinha do Brasil , também com provas de conhecimento específico e aptidão física.
Por analogia, deve-se ter ciência que após ser aprovado, a pessoa irá passar por um curso de formação, onde será desenvolvido seu caráter militar.
Em contrapartida, são abertas vagas para engenheiro químico atuar em refinarias de petróleo, companhias de saneamento e esgoto, dentre outros.
Conclusão
Desejamos a todos os profissionais da engenharia química felicidades e sucesso na profissão. Aos estudantes, desejamos muito sucesso ao longo de sua jornada.
Por fim, aos que pretendem estudar engenharia química, saibam que estão fazendo uma excelente escolha. Apesar das dificuldades, serão muito felizes e não se verão fazendo outra coisa.