Há cerca de 6 décadas, tem sido feito o emprego de softwares para gerenciamento de processos de produtivos. Contudo, muitos setores apresentam poucos ou nenhum software para controle e gestão de seus processos e um desses setores é o de inspeção de equipamentos e tubulações.
Para quem é do ramo da inspeção de equipamentos e tubulações, sabe o quão desafiador é controlar o processo de trabalho, alcançar um bom nível de qualidade e atender os prazos de entrega do produto final, sem o uso de um software que compile e organize os registros das inspeções realizadas.
Poucas empresas desse setor oferecem essa alternativa, apesar disso, ela já está disponível no mercado nacional através de um software que opera via tablet.
A inspeção via tablet
O tablet usado para inspeção possui certificado para uso em atmosferas explosivas. Assim, garantindo segurança nas atividades realizadas em indústrias químicas e petroquímicas.
No tablet, o software opera em modo off-line e os registros das inspeções como fotos, descrição dos danos encontrados e as respectivas recomendações ficam armazenados no dispositivo. Para que o relatório de inspeção seja gerado é necessário acesso ao sinal de internet, com a fim de sincronizar as informações com um banco de dados.
Assim, uma vez concluída a sincronização, as informações estão disponíveis para verificação pelos responsáveis da inspeção (técnicos e engenheiros).
Entre as vantagens, o desenvolvimento de um software para inspeção de equipamentos e tubulações possibilita maior:
- Eficiência para acompanhamento e controle do processo de trabalho
- Qualidade do produto final
- Agilidade na entrega do produto final
- Agilidade no atendimento às recomendações técnicas de inspeção
- Gestão dos ativos
Todas essas vantagens contribuem para o cumprimento da NR-13.
Portanto, essa lei brasileira é responsável por assegurar e proteger a saúde e segurança dos trabalhadores cujas atividades estão vinculadas aos equipamentos e tubulações enquadrados na NR-13.