Categorias
saúde

Aos 14 anos ele criou estetoscópio com fone para evitar dor nos ouvidos de profissionais da saúde

O estetoscópio é usado para escutar sons respiratórios, cardíacos, vasculares e do trato digestório de pacientes. O modelo tradicional é formado pelo auscultador (que fica em contato com o paciente), tubo de condução, haste de metal e peças de borracha que são conectadas ao ouvido do profissional.

Ao juntar os conhecimentos de elétrica adquiridos em curso de robótica Vitor Teles Costa, um estudante de 14 anos, criou um estetoscópio com fone de ouvido externo para tornar mais confortável o trabalho de profissionais da saúde que utilizam esse instrumento diariamente e por longos períodos.

A partir de uma necessidade do irmão que atua na área da saúde surgiu a ideia de Vitor. O projeto conquistou o 1º lugar da Feceap e ganhou uma credencial para expor a criação em uma feira internacional no país da América Central.

Vitor conta que a ideia de criar o objeto surgiu da vontade de tornar o serviço do irmão menos desconfortável, já que ele relatava dores no ouvido pelo uso diário do estetoscópio.

Meu irmão cursa medicina e psicologia. Quando ele usa estetoscópio normal, ele sente muito desconforto nos ouvidos. Foi vendo ele passar por isso que eu pensei em fazer o equipamento, disse Vitor.

O aparelho com peças e objetos reciclados, custa menos de R$ 30.

Vitor fez uso de uma bexiga com luva, tampa de garrafa, uma mangueira pequena, carcaça de HD externo, peças de eletrônica retiradas de um rádio de pilha, além de aparelhos quebrados e uma bateria.

O aparelho fica ligado o tempo inteiro com o auxílio da bateria. Para ouvir os batimentos cardíacos, basta conectar o headphone, que é ligado ao equipamento cujo sistema capta e reproduz o som do que é produzido pelo corpo humano. O estudante detalhou que vai fazer aprimoramentos para inserir um botão de liga e desliga.

A área destinada à entrada do fone aceita também que o protótipo seja conectado em caixas de som, potencializando a audição dos batimentos cardíacos em ambiente externo, por exemplo.

No que eu criei funciona um pouquinho diferente do clássico porque usa um fone de ouvido externo. No tubinho vai ter um microfone ali dentro que vai pegar esse som e vai jogar para o fone, explicou.

Veja a matéria completa aqui!

Mudando de rotina em 3, 2, 1…

Postagens Relacionadas