Atualmente, o Brasil vem enfrentando as consequências de forma mais ativa das mudanças climáticas. As temperaturas altas se fazem presentes em diversas cidades brasileiras ao longo do dia e como forma de diminuir essa sensação térmica, o uso da energia tem sido mais abundante. Saiba a relação em temperatura e veículos elétricos.
Na última semana, o ONS – Operador Nacional do Sistema determinou o acionamento de usinas termelétricas. Esse fato se fez necessário por o sistema demandar uma alta geração de energia, principalmente em horários de pico ao longo do dia. Esse uso da termelétrica impacta diretamente sobre a tarifa de energia.
Custo de carregamento
O aumento da tarifa oriundo do acionamento das termelétricas é refletido no custo final da energia usada pelo consumidor da ponta. Consequentemente, os veículos elétricos que são BEVs, ou seja 100% supridos de eletricidade, sofrerão impacto no custo de carregamento.
Impacto na eficiência da bateria
A temperatura pode afetar o desempenho das baterias de íon de lítio. Em altas temperaturas, a eficiência desse tipo de bateria pode diminuir, resultando em uma menor capacidade de armazenamento de energia e uma redução na autonomia do veículo. Então, esse fato pode exigir cargas mais frequentes, aumentando o custo de carregamento mencionados no tópico anterior.
Resfriamento da bateria
Alguns modelos de veículos elétricos possuem sistemas de gerenciamento térmico que tem como objetivo fazer o resfriamento da bateria durante a carga. Então, em condições de calor intenso, esses sistemas requerem um trabalho maior, consumindo energia adicional. Além disso, o calor pode acelerar o desgaste da bateria, diminuindo sua vida útil.
Como evitar que essa mudança climática impacte novamente no custo de carregamento em outro momento?
O investimento em energia eólica, solar, biomassa e outras fontes deverá se tornar cada vez mais predominante nesta solução. Assim, essa diversificação da matriz e a diminuição da dependência das termelétricas é o único caminho para evitar que este episódio se repita.
Os veículos elétricos podem ser atribuídos da tecnologia V2G – Vehicle To Grid integrado a um sistema de energia solar residencial, por exemplo.
Quer saber mais sobre esse fenômeno meteorológico? Clique aqui!
Quer saber mais sobre as novidades do setor elétrico? Clica aqui!