Categorias

Após problemas, rover lunar chinês volta a funcionar

O rover lunar chinês Yutu voltou a funcionar após problemas técnicos, que os chineses ainda tentam descobrir a causa.

Foto: Xinhua.
Foto: Xinhua / CCTV News.

O veículo, batizado de Yutu, em homenagem ao animal de estimação da deusa da lua chinesa, voltou a receber os sinais terrestres.
Yutu foi construído para analisar a superfície lunar e estudar sua estrutura geológica, além de procurar por recursos naturais. A missão deveria durar pelo menos três meses.
Os problemas surgiram após o rover entrar, pela segunda vez, em estado de dormência, no dia 25 de janeiro, para protegê-lo da noite lunar, extremamente fria. Os especialistas pensaram que o rover havia sucumbido ao frio.
A duração da noite lunar equivale a 14 dias na Terra, onde a temperatura cai para -180° Celsius. Como o veículo funciona a energia solar, ele entra em estado de dormência durante este período, ficando sem comunicação com a Terra.
Yutu aterrissou na Lua no dia 15 de dezembro, algumas horas depois do seu lançamento no dia 14.
A China é terceiro país no mundo a fazer uma aterrissar com sucesso na Lua, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.
Fonte (em inglês): Xinhua
 


+ Texto por Douglas Moura. Estudante de Engenharia Civil, saxofonista amador e programador auto-didata, acredita que pode mudar o mundo um passo de cada vez. Ama jazz, software livre e ciências exatas.


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para contato@engenharia360.com e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Postagens Relacionadas