Categorias

Engenharia Cartográfica: conheça um pouco do curso e área de atuação

Sabemos que a escolha da carreira a ser seguida é um processo difícil e demorado para algumas pessoas. Isso ocorre principalmente porque grande parte dos estudantes não conhecem de fato as opções de curso de graduação e em que realmente podem atuar em determinadas áreas.

Saindo das Engenharias consideradas mais “convencionais”, temos também uma excelente opção, onde é possível encontrar boas oportunidades, como por exemplo a Engenharia Cartográfica. Vem comigo conhecer essa Engenharia e entender se ela pode se tornar sua escolha de atuação.

estudante de engenharia

O que é a Engenharia Cartográfica?

Essa Engenharia é responsável pela captação e análise de dados geográficos para determinação, controle, descrição, controle de espaços territoriais e mapeamento que representem a superfície terrestre.

Faça da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica um  lema, uma bandeira e um exemplo de dedicação para o trabalho. Palavras da Engenheira Graziela Martins

Portanto se você tem em mente esse curso, saiba que utilizará ferramentas muito modernas e tecnológicas, como o SIG (Sistema de Informação Geográfica) e através posicionamento de satélites, determinar em seus projetos o mapeamento de diversas áreas e atualização de informações geográficas e topográficas.

topografia
Simulador topográfico dinâmico.

Sobre o curso e grade curricular

Assim como todos os outros cursos de Engenharia, apresentam disciplinas consideradas do ciclo básico, como: desenho técnico, matemática e física. Como matérias específicas temos como exemplo como:

  • Topografia;
  • Geodésia;
  • Cartografia;
  • Mecânica dos solos;
  • Gestão ambiental;
  • Sistemas de Posicionamentos por Satélite;
  • Hidrologia Aplicada;
  • Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto;
  • Aerofotogrametria Analítica e Digital, dentre outras.

Há uma grande parte das aulas ministradas em laboratórios para que os estudantes possam colocar a mão na massa e aproveitar todos os conhecimentos adquiridos através dessas matérias.

Áreas de atuação da Engenharia Cartográfica

Já que falamos um pouco do curso, vocês devem estar interessados em onde podem atuar quando finalizar a graduação, certo? Fiquem tranquilos pois é um mercado vasto, por proporcionar uma formação bem abrangente. Vamos conhecer um pouquinho?

Construção Civil

Há a necessidade de levantamentos planialtimétricos com informações de níveis, perímetros e dimensões horizontais para projetos e execução de obras em geral.

topografia
Fonte: Mirante Engenharia
Georreferenciamento

Neste caso, o profissional faz o mapeamento da localização de um imóvel assim como suas características, definindo dados e posição geográfica. Há a possibilidade de usar elementos como GPS, equipamentos topográficos e aerofotogramétricos.

georreferenciamento
Fonte: MK Engenharia de Avaliações.
Sistema de informações geográficas (sig)

De acordo com essa área, o trabalho é executado com banco de dados de informações geográficas urbanas e rurais. Esse segmento é muito promissor devido a uma lei que obriga qualquer proprietário de terras em área rural a registrar os limites de sua propriedade.

sig
Tecnologia SIG
Representação cartográfica

Esse segmento permite com que o profissional elaboração de mapas de determinadas áreas, tanto terrestre, náutico e aeronáutico.

mapas

Conseguiu entender um pouco do que o Engenheiro Cartográfico faz? Obviamente temos outros segmentos a serem seguidos, mas aqui listei alguns principais.

Enfim, você se interessou pela área após todas as informações? Existem diversas faculdades de qualidade oferecendo esse curso, além disso como perceberam há uma demanda e grande campo de atuação, só depende de vocês e bora estudar!

Postagens Relacionadas