Categorias

Braskem conquista Prêmio FINEP de Inovação com o Plástico Verde

A Braskem, líder em produção de resinas termoplásticas nas Américas e maior produtora mundial de biopolímeros, é a empresa vencedora do Prêmio FINEP na categoria Inovação Sustentável, criada neste ano. Essa conquista vem se somar à premiação da Agência Brasileira de Inovação, na categoria Grande Empresa, obtida pela Braskem em 2011. A entrega do prêmio aconteceu no Palácio do Planalto, com presença da presidente Dilma Rousseff.

Como vencedora, a Braskem concorreu com 126 empresas de todo o Brasil. A estratégia de crescimento da petroquímica está apoiada no desenvolvimento de novas tecnologias, por meio de pesquisas. A Braskem começou a desenvolver o Polietileno Verde, mais conhecido como Plástico Verde, em 2007 e logo no ano seguinte iniciou o fornecimento para algumas empresas.

A produção em escala industrial é feita desde setembro de 2010, atendendo a clientes do mundo inteiro. Oriundo do etanol de cana-de-açúcar, matéria-prima 100% renovável, o Polietileno Verde retém até 2,5 toneladas de gás carbônico da atmosfera para cada tonelada produzida.

A iniciativa da Braskem é um marco mundial de inovação, que faz do Brasil o maior produtor de biopolímeros do planeta. Identificado pelo selo “I’m greenTM”, o PE Verde brasileiro está presente em centenas de produtos, em diversos países. A criação de um plástico de matéria-prima integralmente renovável está alinhada com a estratégia de inovação da companhia e com seu compromisso em ampliar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Via: Tribuna Hoje

Postagens Relacionadas