Categorias

↪Confira a agenda científica de 17 a 21 de fevereiro (atualizado)

Software livre

Encerram-se na segunda-feira (17) as inscrições para apresentação de trabalhos e palestras no Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 15). O evento será de 7 a 10 de maio de 2014, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Porto Alegre.
O fórum acontece anualmente na capital gaúcha. É considerado um dos maiores eventos do mundo na área por proporcionar uma discussão técnica, política e social sobre software livre de forma integrada. Inclui debates, palestras, personalidades e novidades nacionais e internacionais do mundo do software livre. Mais informações.

Tecnologia mineral

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) apresenta no seu estande, na Vitoria Stone Fair, de terça (18) a sexta-feira (21), duas tecnologias inovadoras ao setor mineral: o rebolo ecoabrasivo e o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais.
No encontro, o público será informado sobre a 37ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito, além de detalhes dos trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores que atuam no núcleo regional do Espírito Santo.
Desenvolvido pelo pesquisador Leonardo Silveira e patenteado pelo Cetem, o rebolo ecoabrasivo é um produto que poderá vir a ser uma alternativa ao processo tradicional de polimento das chapas de rochas ornamentais. No caso do aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais serão apresentados ao público dois possíveis usos: em pavimentação asfáltica e na fabricação de polímeros.
A Feira Internacional do Mármore e Granito teve sua primeira edição em Cachoeiro de Itapemirim em 1989. Mais informações.

Escola de verão

Também de terça e sexta, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) realiza a Escola de Verão do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do instituto (Elac 2014). O evento acontece nas dependências do Laboratório de Integração e Testes (LIT) da unidade, em São José dos Campos (SP).
A programação é composta por seis minicursos nos seguintes temas: “Verificação formal de software”, “Problemas inversos”, “Análise computacional de séries temporais”, “Modelagem em fenômenos de transporte”, “Processos estocásticos e estatística computacional” e “Cosmologia computacional com GPU/Cuda”.
Cada participante poderá se inscrever em até quatro minicursos de sua escolha, de acordo com a programação. A Elac 2014 terá um número máximo de 80 participantes.
Mais informações e inscrições na página do evento.

Microfísica

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em Cachoeira Paulista (SP), realiza de quarta (19) ao dia 28 o curso sobre microfísica de nuvens. O evento faz parte do ciclo de cursos avançados dos processos físicos do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (Besm, na sigla em inglês).
O ciclo abrange mais sete cursos, todos direcionados a parametrizações físicas, como microfísica de nuvens, camada limite planetária, radiação, química-aerossóis, processos de superfície.
Todos os cursos do ciclo têm como objetivo proporcionar as bases teóricas e algoritmos das parametrizações dos processos físicos dos modelos de sistema terrestre. Mais informações.
Fonte: MCTI.

CCST/INPE oferece bolsa de pós-doutorado

O Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) oferece oportunidade de bolsa de pós-doutorado no âmbito do projeto “Salinization and pollutant sources tracing in the Recife Metropolitan Region (RMR) Aquifers”.
O projeto é financiado pela Fapesp e a bolsa tem duração de 12 meses. As inscrições estão abertas até março e as atividades devem se iniciar assim que o posto for preenchido. O bolsista atuará na construção de cenários climáticos futuros para a região de interesse do projeto e, ainda, no processamento e interpretação dos dados.
Confira aqui o anúncio com os detalhes do projeto, requisitos para concorrer à bolsa e demais informações.
 


+ Texto por Douglas Moura. Estudante de Engenharia Civil, saxofonista amador e programador auto-didata, acredita que pode mudar o mundo um passo de cada vez. Ama jazz, software livre e ciências exatas.


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para contato@engenharia360.com e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Postagens Relacionadas