Categorias

Engenharia Mecânica – [Série: Por que Engenharia? 2 de 34]

A Engenharia Mecânica é o ramo da Engenharia que desenvolve, projeta, constrói e faz a manutenção de máquinas e equipamentos.
O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho de engenharia está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) antecipa uma escassez de mão de obra nos próximos anos, prevendo, inclusive, a busca por profissionais no exterior. “Existe uma demanda reprimida, e os engenheiros ganharam novo status no mercado de trabalho”, afirma Franco Giuseppe Dedini, coordenador do curso da Unicamp. Para esses engenheiros, a demanda é maior em desenvolvimento de projeto, em que eles fazem análises numéricas, criam soluções tecnológicas, novos produtos e otimizações de sistemas. Todo o setor industrial necessita desse tipo de profissional. “O setor automotivo e o aeronáutico seguem como excelentes empregadores, mas a indústria de eletrodomésticos acena com boas oportunidades para os próximos anos”, diz o coordenador. A região do ABC Paulista e cidades do interior de SP, concentram muitas indústrias, por isso, demandam muitos profissionais. Mas outras cidades como Porto Alegre (RS) e Camaçari (BA) também apresentam oportunidades.
Salário inicial: R$ 3.972,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso
Como todo curso de Engenharia você terá aulas do ciclo básico de  Cálculo, Física, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Desenho Técnico entre muitas outras. Por isso, o gosto e a afinidade por matemática e física são fundamentais para o engenheiro mecânico. O aluno também assiste a aulas de Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor, Resistência de Materiais, Processos de Transformação, Vibrações e Sistemas Mecânicos. Em quase todo semestre você terá, com certeza, alguma disciplina que envolva atividades em laboratório, desde os mais básicos como os de Física até os mais complexos, como os de Ciência dos Materiais. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Dependendo da Universidade/Faculdade, elas podem ter especializações, onde grande parte dos professores fazem pesquisa e a instituição é renomada. O curso, normalmente integral, tem duração de 5 anos, mas também é ofertado em algumas instituições em meio período, mas com duração de 6 anos.
As especializações
Como a Mecânica é a área mais ampla da Engenharia, você pode se especializar ou direcionar a sua formação com matérias optativas, durante a graduação mesmo, em um grande número de áreas, mas as maiores e mais famosas são:

  • Projetos Mecânicos

Projetar e coordenar a criação de máquinas, dispositivos e ferramentas, fazendo simulações em programas de computador, análises numéricas, escolhendo, de acordo com a finalidade do produto, suas dimensões, o material do qual ele será feito, etc.

  • Processos de Fabricação

Escolher as melhores formas de fabricar os produtos previamente planejados. Desenvolver formas eficazes, economicamente viáveis com o uso de maquinário leve e pesado.

  • Fluido-térmica

Projetar sistemas térmicos eficientes tais como sistema de refrigeração, transferência e armazenamento de calor, além de trabalhar com a aerodinâmica e hidrodinâmica, no escoamento de aeronaves e embarcações.

  • Automobilística
Projeta e coordena a fabricação dos mais diversos tipos de automóveis, além de buscar formas mais eficazes de desempenho e segurança.
  • Materiais

Mais específico que o Engenheiro de Materiais, nessa área o Engenheiro Mecânico pesquisará materiais focando suas características mecânicas.

E aí, pronto para ser um Engenheiro Mecânico?

Postagens Relacionadas