Lasers, os feixes de luz altamente concentrada que, já foram considerados inadequados para comunicações de longa distância, podem se tornar a melhor maneira de transmitir grandes quantidades de dados através do espaço.
Os sinais de luz podem ser codificados pela posição de cada fóton e pelo intervalo de tempo que são transmitidos. Os pesquisadores dizem que é possível transferir grandes quantidades de informação de forma mais rápida e barata do que usando rádio, o atual padrão de comunicação usado atualmente no espaço.
Os sensores podem absorver dados de dezenas de milhões de fótons por segundo e os pesquisadores esperam que futuras versões possam decodificar bilhões de fótons por segundo.
No mais recente teste feito no mundo real desta técnica, os cientistas várias matrizes dos sensores para trocar dados com uma sonda espacial da NASA orbitando a Lua em uma taxa de transferência seis vezes mais veloz que a obtida pela melhor transmissão de rádio disponível. Este novo sistema de lasers tem metade da massa dos dispositivos de rádio equivalentes e usa 25% menos energia.
Mais informações: SPACE.com; NASA Jet Propulsion Laboratory
Fonte: VOA
Lasers podem ser usados para comunicação espacial
Postagens Relacionadas
Armazenamento em nuvem: um raio x desse conceito
As vezes nos deparamos com a seguinte situação: queremos acessar algum arquivo que está salvo em uma máquina…
Casa cerâmica é alternativa sustentável e de baixo custo para moradia
Casa tem sistema elétrico e hidráulico embutido nas paredes. Entre atrativos, chuveiro inteligente e aquecedor solar. Alvenaria pode…
Supercomputadores: quais e o que são?
Primeiramente, você já escutou falar em supercomputadores? Sabe o que e um? Se não, gostaria de saber? Tem quem…
Começa esta semana a FIEE 2013, em São Paulo
Expectativa é receber 63 mil visitantes, além de expositores de mais de 10 países, que representarão cerca de…