Categorias

Lasers podem ser usados para comunicação espacial

Lasers, os feixes de luz altamente concentrada que, já foram considerados inadequados para comunicações de longa distância, podem se tornar a melhor maneira de transmitir grandes quantidades de dados através do espaço.

NASA’s Lunar Lasercom Optical Communications Telescope Laboratory (OCTL) Terminal, enviando um feixe de laser à Lua.
NASA’s Lunar Lasercom Optical Communications Telescope Laboratory (OCTL) Terminal, enviando um feixe de laser à Lua.

Cientistas do U.S. National Institute of Standards and Technology e do Laboratório de Propulsão à Jato da NASA desenvolveram uma pequena matriz de sensores de luz supercondutores sensíveis o suficiente para detectar a menor partícula de luz: um único fóton. Ainda, o chip pode detectar a posição – esquerda, direita, em cima ou embaixo – de cada fóton que chega à matriz.
Os sinais de luz podem ser codificados pela posição de cada fóton e pelo intervalo de tempo que são transmitidos. Os pesquisadores dizem que é possível transferir grandes quantidades de informação de forma mais rápida e barata do que usando rádio, o atual padrão de comunicação usado atualmente no espaço.
Os sensores podem absorver dados de dezenas de milhões de fótons por segundo e os pesquisadores esperam que futuras versões possam decodificar bilhões de fótons por segundo.
No mais recente teste feito no mundo real desta técnica, os cientistas várias matrizes dos sensores para trocar dados com uma sonda espacial da NASA orbitando a Lua em uma taxa de transferência seis vezes mais veloz que a obtida pela melhor transmissão de rádio disponível. Este novo sistema de lasers tem metade da massa dos dispositivos de rádio equivalentes e usa 25% menos energia.
Mais informações: SPACE.com; NASA Jet Propulsion Laboratory
Fonte: VOA
 


+ Texto por Douglas Moura. Estudante de Engenharia Civil, saxofonista amador e programador auto-didata, acredita que pode mudar o mundo um passo de cada vez. Ama jazz, software livre e ciências exatas.


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para contato@engenharia360.com e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Postagens Relacionadas