Categorias

Demanda global por engenheiros de todos os setores cresce no exterior

Com muitas oportunidades e pouca mão de obra qualificada, o Brasil está se tornando um grande aquário para outros países em busca de profissionais qualificados. A engenharia é uma das profissões com maior oferta de emprego nos continentes como: Europa, algumas na Ásia, Oceania e América do Norte. A desvalorização do real frente a outras moedas como o dólar melhora as expectativas de vendas para o exterior, pois torna a produção de produtos ou serviços mais barata e consequentemente, mais atrativa.

Para aumentar a competitividade internacional, os países evitam tributar bens e serviços exportados.
O Brasil tem esses dispositivos “não tributáveis” para impostos sobre serviços prestados fora do país, vários benefícios de exportação de serviços, tais como: melhores práticas de gestão de acesso, incentivo à inovação, marca da empresa expansão e inclusão em uma cadeia de produção global.

Os melhores países para engenheiros trabalharem

Os Estados Unidos possuem uma grande demanda para engenharia de software, engenharia de energia ou de petróleo, engenharia elétrica e também para atuação no controle de qualidade. O Japão apresenta mais oportunidades nas áreas da indústria manufatureira, automotiva e eletrônica, além de oportunidades para a engenharia civil. Esses profissionais conseguem oportunidades ainda no Brasil. 

O Canadá tem grandes oportunidades para engenharia civil, engenharia mecânica, aeronáutica e elétrica, essas são as áreas com maiores oportunidades de trabalho. 

A Nova Zelândia, por exemplo, possui oportunidades com estabilidade financeira, e pode ser considerada um dos melhores destinos para os engenheiros que querem trabalhar no exterior. O país tem buscado por profissionais na área de engenharia civil que queiram contribuir para a construção de ambientes mais ecológicos e seguros, principalmente devido aos terremotos que atingem o país. Os neozelandeses estão buscando também por engenheiros químicos, de materiais, geotécnicos, ambientais, eletrônicos, de estruturas, industriais, mecânicos e em outras áreas de atuação.

Nany Martins, sócia do Grupo Awee Business e especialista em estruturação de negócios, tecnologia e inovação, reforça que “Para chamar a atenção do mercado exterior o engenheiro deve ter em mente que precisa não somente ter um bom currículo e falar outro idioma, deve ser encontrado para isso. E como? Trabalhar suas mídias sociais pode ser um bom caminho. O LinkedIn e o YouTube funcionam como grandes aliados nesta função”.

Engenheiro fora da curva

A principal plataforma de negócios do mundo, o LinkedIn, hoje acumula em torno de 727.6 milhões de usuários ativos, enquanto o YouTube tem 2 bilhões de usuários mensais, sendo que 240 milhões de usuários ativos mensalmente, estão nos Estados Unidos, segundo relatório publicado em 2021 pela Twist Systems.

Além disso, para os profissionais que estão nesta busca, é recomendado que planejem a realização de cursos com certificado internacional, intercâmbio, experiências em multinacionais e a cereja do bolo, que se tornem especialistas em algo fora da caixa, ou seja, busquem se destacar pela competência diferenciada. 

Juliana Rossetti, também sócia do Grupo Awee Business, complementa para encerrar: “faça tudo isso, sem deixar de focar no relacionamento com as marcas que você tem admiração e que, de certa forma, podem ser clientes futuros. Entenda como ajudá-las de fato e comunique de forma estratégica o seu valor, através do networking conquistado com base na construção de um relacionamento genuíno”.

Fonte

Folha Vitória

Postagens Relacionadas