Categorias

Preço dos carros dispara em mais de 50%! Seria hora de vender, trocar ou comprar?

Antes de tudo, comprar um carro zero quilômetro sempre foi desaconselhado (ponto de vista financeiro e de investimento), pois se seguirmos a tradição, só ao sair da concessionária, o carro novo já desvaloriza em média, 20%  do valor pago, chocante não? Mas, sabemos que a pandemia mexeu com tudo né? E agora, como está o cenário automobilístico? 

veículos
Fonte: Pixabay, 2021.

Ativo que se valoriza?

Primeiramente, para começarmos a pensar vale uma reflexão. Um carro, pode ser considerado um ativo que se desvaloriza, quando comparado com outros tipos de ativos que valorizam (ações). Mas, quem diria que a pandemia inverteria essa lógica e que passaria a ser um ativo que se valoriza?

Nesse sentido, isso é  revelado pela comparação de preços de modelos zero quilômetro no mês de início da pandemia no país, em março de 2020, com o mês de setembro de 2021.

Vender, trocar ou comprar?

Se paramos para pensar sobre essa valoriação de mar/20-set/21, podemos ver que vender pode ser uma boa, já que pode revendê-lo por um valor até 28% maior do que pagou.

Assim, em alguns casos, a valorização pode alcançar até 50% se levado em conta o ranking geral de vendas, que inclui modelos de marcas de luxo. É o que aponta levantamento feito pela KBB (empresa global especializada em pesquisa e comparação de preços de carros) para a EXAME Invest.

Os 10 carros seminovos e usados mais procurados no 1º semestre

Nesse sentido, com a crise de semicondutores, paralisações de montadoras (exemplo Volkswagen) e o estoque limitado de veículos à venda, a procura por carros seminovos e usados está em alta. E os preços também. De acordo com a OLX (plataforma de revenda digital), os anúncios e buscas por esses automóveis subiram 2% nos seminovos e 1,2%, nos usados.

Os modelos que apresentaram maior crescimento:

  1. Chevrolet Onix;
  2. Ford Ka, e;
  3. Toyota Corolla.

O aumento expressivo nas vendas de seminovos e usados na OLX sobre os volumes de anúncios e buscas mostra um quadro de superliquidez neste mercado, considerando que os emplacamentos de zero-quilômetro ainda sofrem com a majoração de preços e com a interrupção na produção, em razão da pandemia e da escassez de insumos, o mercado de usados e seminovos segue aquecido, afirma Flávio Passos, vice-presidente de automóveis e comercial da OLX.

Ranking de carros seminovos e usados mais vendidos na plataforma da OLX:

Veículo

Variação de vendas (em %)
Chevrolet Onix 66,4
Ford Ka 44,0
Toyota Corolla 42,1
Honda Civic 40,4
Ford Fiesta 34,3
Fiat Palio 18,1
Fiat Uno 15,7
Chevrolet Celta 14,9
Volkswagen Gol 12,5

Enfim, isso pode te ajudar a decidir o destino do seu usado. Eu, com meu Gol 2000 especial (primeiro carro de mero graduando), já paguei acima da tabela fipe. E ele já valorizou, fiquei feliz (risos)! Ou seja, vale pensar em sua situação e ver o que é melhor, aproveitar a valorização e dar seu usado de entrada em um zero, vende-lo ou esperar para ver o que ainda irá acontecer!

Carros
Fonte: Pixabay, 2021.

Confira a matéria completa em Exame

Imóveis na pandemia e agora?

Postagens Relacionadas