Categorias

O mercado financeiro para engenheiros está em alta, saiba mais!

Embora muitas pessoas pensem que o mercado para engenheiros se restringe apenas a área em que se formaram, a realidade é outra. Bem como, é comum encontrar vários profissionais que atuam em outros nichos e conseguem ter destaque. Pela minha experiência e contato diário com dezenas de profissionais, posso te afirmar que o mercado financeiro para engenheiros está em alta!

Um desses exemplos é o mercado financeiro, já que o número de engenheiros atuando nesse nicho é grande. Em seguida, os departamentos de Recursos Humanos sabem que o engenheiro é uma ‘espécie de curinga’ para o setor.

Entender os vários motivos para essa mudança é fundamental e pode dar um novo mercado para engenheiros. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade e entender que existe ‘vida fora’ da área de formação.

Afinal, engenheiros podem trabalhar no mercado financeiro?

Os últimos 30 anos foram diferentes de tudo aquilo que as carreiras profissionais já poderiam imaginar. Atualmente, é comum encontrar muitos engenheiros trabalhando no mercado financeiro e esse fato tem se tornado uma tendência.

Certamente que a transição traz algumas vantagens, por exemplo: carreira acelerada e remuneração mais alta. Além disso, o mercado para engenheiros ‘tradicional’, ou seja, da engenharia ‘purista’, tem sofrido muitas mutações.

Vale lembrar que as várias engenharias têm migrado para o mercado financeiro e são as seguintes: engenharia de produção, mecatrônica, mecânica, civil e elétrica, porém pode englobar outras e não há qualquer limite quando a isso.

Mercado financeiro para engenheiros: A capacidade do profissional da engenharia resolver problemas é grande

Todo engenheiro é treinado para resolver problemas e otimizar processos, oferecendo soluções inovadoras. Do mesmo modo, o mercado financeiro exige justamente que exista a capacidade de solucionar as demandas diárias.

Foco

O “boom” de engenheiros no mercado financeiro, se deve à ausência de administradores que saibam resolver problemas de forma estruturada. Por outro lado, um engenheiro tem a capacidade de criar uma ação que gere resultado.

O imediatismo no mercado financeiro é grande e o cenário econômico do Brasil não é dos mais estáveis. O profissional da área de engenharia é capacitado para trazer soluções e conseguir resolver problemas em um curto espaço de tempo.

mercado financeiro para engenheiros

Comunicação foi a chave para os engenheiros migrarem para o campo financeiro

Em primeiro lugar, o engenheiro aprendeu a se comunicar e muitos profissionais possuem as habilidades relacionais. Pense em um engenheiro de produção e fica simples de saber que o profissional também desenvolveu a parte comercial.

O contato com o cliente é diário e por isso que a habilidade de se comunicar tem se tornado um grande diferencial. Igualmente, o engenheiro não tem apenas o QI (Quociente de Inteligência), mas, também o QE (Quociente Emocional).

mercado financeiro para engenheiros

O salário pode ser maior, porém é importante estudar o novo mercado

O primeiro passo para mudar de nicho é simples: entender que no começo talvez seja necessário ‘descer um degrau’. Sendo assim, o salário inicial pode ser menor, porém o crescimento é mais rápido do que na área de engenharia.

O principal é procurar estudar o mercado e hoje existe muito material disponível gratuitamente na internet. Se destacam os seguintes: vídeos no YouTube de economistas, cursos e sites confiáveis (como o InfoMoney e Clube do Valor[J1] ).

O mercado para engenheiros é bom e o nicho financeiro paga um salário fixo menor, mas oferece variáveis que tornam o rendimento maior. Enfim, é possível ter bônus por metas alcançadas e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).


Postagens Relacionadas