O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Por que Engenharia?

Atualmente existem 34 cursos de Engenharia no Brasil e muita gente se pergunta, por que Engenharia? É algo bem complexo e simples de se responder, ao mesmo tempo.
Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, Engenheiro significa: “Indivíduo que tem a profissão de traçar e dirigir trabalhos que exigem cálculo matemático.”, porém não é só de Cálculo que vivem os Engenheiros. É justamente para os Cálculos que existem os Engenheiros Calculistas, que são especialistas em fazer Cálculos precisos. Para a maioria dos estudantes de Engenharia a palavra Cálculo não é muito querida. Alguns cursos possuem Cálculo I, II, II e dependendo da Universidade vai até Cálculo IV. Sim, muita gente costuma pegar DP logo no primeiro semestre e nessa matéria. Isso pois é uma matéria um pouco complicada, onde vemos funções de várias variáveis, integração, derivação e por ai vai, mas não se assuste pois com um pouco de estudo a gente chega lá, rs.

Amplitude de Mercado

É muito comum vemos por aí Engenheiros trabalhando em outras áreas, mas por quê?
Porque a Engenharia é uma área muito ampla, e durante o curso adquirimos diversas habilidades, principalmente a de solucionar problemas. Vemos Engenheiros trabalhando com consultoria, publicidade, administração, porém não vemos Consultores, Publicitários ou Administradores trabalhando com Engenharia, sendo assim podemos resumir que a Engenharia dá uma boa base para o mercado de trabalho, seja ele qual for.

O Engenheiro faz sua profissão 

Sim, é o Engenheiro quem faz a sua profissão. Geralmente entramos para o curso de Engenharia por habilidades vocacionais, por identificação com tal profissão e em muitos casos graças ao incentivo de nossos Pais.

Independente do segmento que um Engenheiro siga, basicamente ele vai planejar, projetar e finalmente irá construir algo, além de ainda ser pago por isto.

Sim, é muito bom planejar, projetar e finalmente construir algo… e ainda ser pago por isso. Isso é que um engenheiro faz. Ele constrói coisas que agregam valor para alguém e ainda é pago por isso. Aí esta a maravilha do negócio! Vamos acordar para isso e fazer engenharia. Nada contra os engenheiros que não trabalham com engenharia, apenas tenho, sim, coisas a favor dos engenheiros engenheiros…

O Tema “Por que Engenharia?” agora será tema para discutirmos cada uma das 34 Engenharias que temos de opção de curso atualmente. E a cada semana, iremos descrever cada uma, assim como as suas especializações e também questões de salário base, estágios.

Fiquem ligados!

Conforme escrito no começo do post, hoje o Brasil disponibiliza de 34 tipos de Engenharia (via Guia do Estudante), são eles:

Total
0
Shares
31 comentários
      1. Não, não! Engenharia Agricola trabalha diretamente ligada com a ambiental (em algumas universidades são considerados uma complemento da outra) e Engenharia Agronoma(Agronomia) é outra completamente diferente!

  1. Pela definição do MEC, Mecatrônica agora é chamada de Controle e Automação.
    //portal.mec.gov.br/dmdocuments/convergencia_denominacao.pdf
    Parabéns pelo blog

      1. Eu digo isso porque faço Controle e Automação, e a gente acaba usando o antigo nome Mecatrônica pra descrever aos leigos já que o novo nome ainda não é conhecido.
        Mas independente dessas nomenclaturas que só nos confundem, me tornei leitor assíduo do blog. Muito bom mesmo!

        1. Sim, com certeza.. Hoje em dia cada faculdade adota um nome diferenciado para o mesmo curso, e por conta disso acabamos nos confundindo as vezes…
          Obrigado pelo apoio Pedro, espero estar atendendo as expectativas suas e de nossos outros leitores!

  2. Cara, seu blog é show, descobri ele faz poucos dias e to lendo as matérias todas já postadas.!
    mas queria que vcs fizessem o “por que engenharia ?” com a engenharia da computação ! vai ter essa ?
    kkk
    é porque quero fazer E.C, e queria saber mais sobre a graduação.
    como é, as melhores universidades, se é uma boa fazer, quanto ganha, pessoas que são formados em E.C, ou seja, queria saber muito ainda sobre isso.!!
    kkkk
    se der pra vc fazer essa matéria ficarei muito grato.!
    e uma sugestão aqui básica, posta mais algumas matérias com tema de humor, curiosidades e tipo que invenções dos engenheiros.!
    vlw.! parabéns pelo blog.!!

    1. Obrigado Felipe, espero que continue acessando nosso siste. Estamos trabalhando bastante para melhor ajudá-los.
      Quanto a Série: “Por que Engenharia?”, ela estará de volta dentro de 15 dias, e conforme nossa programação, a Engenharia da Computação já é a próxima!
      Quanto à questão de humor, estamos desenvolvendo uma seção só de humor, erros de engenharia, grandes feitos e etc.
      Fique ligado. Um abraço

  3. Parabéns… sou Do RJ estudante de Eng de Produção, UCAM RJ. Gostei do Blog. É muito legal compartilharmos os assuntos ligados a Eng. Poderia ter um espaço ára falarmos das matérias cursadas ( calculo, programação etc.. ) rsrs, seria um monte chorumelas rs

  4. Eu curso Técnico Segurança do trabalho, pretendo fazer Engenharia civil e fazer um pós em Segurança do trabalho pois ate entao,nao tinha conhecimento da Engenharia de Segurança do trabalho, minha professora que é engenheira quimica e tem pos em segurança disse que nao existia engenharia de segurança do trabalho, queria saber se existe mesmo? E se esse curso seria aprovado pelo mec?

    1. Meu professor de introdução a engenharia mesmo essa semana estava dizendo que segundo a CREA segurança do trabalho não é uma das atribuições do engenheiro civil pelo menos e até então não há engenharia de segurança do trabalho, acredito que se houvesse interesse por uma universidade competente nada a impediria de criar, há pós em segurança do trabalho.

  5. Sou estudante de engenharia civil e curso o 3º semestre, na minha opinião , seria muito bom também a abordagem sobre as áreas das engenharias que o estudante de engenharia poderia escolher e o que cada setor faz. Como por exemplo o engenheiro calculista, o que ele faz , como é que faz e etc .. O blog está de parabéns! nota 10 mesmo.. Abraço!

  6. Curso
    Eng. Civil. Depois de ter terminado uma graduação comecei engenharia civil.
    Muitos me acharam louca. Mas é o meu sonho! No inicio foi muito difícil,
    primeiro pela dedicação ao curso, noites de sono estudando, o cansaço apos o trabalho. Terminei um relacionamento porque ele era machista e dizia que
    engenharia não é coisa de mulher. Aconteceu tudo junto, final de namoro, fim de semestre, estresse no trabalho. E até aqui Deus tem me sustentado! Muito bom o seu blog! Viciada!
    Existe vida apos a engenharia?
    Engenharia uma relação de amor e ódio! #engenhariaCIVIL

    1. kkkk Amei sua visão, também curso engenharia civil e vez em outra ouço essa frase – Engenharia não é coisa de mulher – e em algumas disciplinas como cálculo e álgebra somos menos 10 por cento da turma, mas isso nos torna ainda mais especiais, quebrar paradigmas é nossa missão, boa sorte, deus te sustentará até o fim :*

  7. Não sou engenheiro, mas adorei esse site. Achei interessante a maneira de como foi abordada a profissão de engenharia sem endeusamento, pois nenhuma profissão é melhor ou pior que a outra. Todos precisamos uns dos outros, inclusive quem é tecnico ou nao tem estudos avançados. Diferente de alguns sites, principalmente blogs que acham que as engenharias são as únicas profissões do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese