BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

4 Passos para você se tornar um Engenheiro da Qualidade!

Atualmente não existe um curso de graduação para formar Engenheiro da Qualidade reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação do Brasil. Se você quer trabalhar na área de gestão de negócios com foco na qualidade, não fica triste não! Existem cursos superiores de Tecnologia em Gestão da Qualidade já reconhecidos, além de especializações e inúmeros outros cursos que podem te deixar um especialista no assunto! Vamos conhecer um pouco mais sobre esta possibilidade de rumo para a carreira do engenheiro(a)? Segue comigo!

Fonte: Freepick – DCStudio

O que faz um Engenheiro da Qualidade?

As responsabilidades do Engenheiro da Qualidade variam muito de acordo com a empresa pela qual ele foi contratado. Normalmente as atividades estão atreladas a melhorar os processos e procedimentos internos através do uso de ferramentas da qualidade, modelos estatísticos e métodos de solução de problemas. No dia a dia o papel deste profissional inclui manter os padrões existentes e elevar o patamar de eficiência e produtividade, principalmente na indústria.

Mas não se engane ao pensar que o engenheiro da qualidade trabalha sozinho em uma sala fechada! Pelo contrário, para desempenhar bem a função é necessário, além do conhecimento técnico, um conjunto de soft skils que falaremos ao final deste artigo.

Fonte: Freepick – Senivpetro

Agora vamos conhecer juntos os 4 passos que você deve seguir se deseja tornar-se um Engenheiro da Qualidade com diferencial no mercado.

PASSO 1: Graduar-se no curso de Engenharia

Mas qual engenharia? Qualquer uma!

O importante aqui é ter um curso de nível superior em engenharia para que as atribuições sejam oficialmente reconhecidas. Os cursos que estão mais intimamente ligados com a qualidade são a engenharia de produção e a engenharia ambiental. Porém, qualquer engenheiro formado pode se especializar na área de engenharia da qualidade se quiser pois possui a base necessária vinda do curso de graduação.

PASSO 2: Especializar-se em Gestão ou Engenharia da Qualidade

Várias instituições renomadas do nosso país já possuem excelentes ofertas de cursos de especialização na área da qualidade. Estes cursos podem ter durações diferentes, mas um MBA – Master of Business Administration, tende a durar de 12 a 18 meses.

O foco da grade curricular está em conceitos de gerenciamento da qualidade e produtividade, ferramentas de análise e solução de problemas, métodos estatísticos para análise de dados, gestão de riscos, gerenciamento de auditorias, mapeamento de processos, noções de metrologia, gestão de projetos e controle de custos.

PASSO 3: Estudar muito ferramentas de análise de dados

Espera-se de um engenheiro da qualidade a abordagem com base em fatos e dados, um dos princípios da qualidade. Logo, saber usar o método ou a ferramenta adequada ao analisar um processo é fundamental. A dica aqui é procurar um bom curso de Green Belt, onde o profissional se certifica para atuar com projetos de Lean Six Sigma baseados na metodologia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Melhorar (do inglês Improve) e Controlar). Através destas etapas é possível conhecer diversas formas e ferramentas que funcionam como um roteiro para alcançar a melhoria desejada.

Um benefício secundário deste método é o desenvolvimento das pessoas que trabalham em conjunto com o engenheiro da qualidade no projeto. Se você deseja aprender mais sobre o assunto, dá uma olhada neste artigo do colunista Paulo Bonjour aqui do blog:

Clique aqui para conferir!

PASSO 4: Desenvolver habilidades de gestão de pessoas

Como assim? Serei engenheiro e não gerente!

Engana-se quem pensa que as habilidades comportamentais de lideranças são exclusivas para pessoas em cargos de chefia. O mercado de trabalho atual demanda que estas habilidades sejam amplamente desenvolvidas, ao longo da nossa carreira em uma processo contínuo de aprendizado.

Imagine que, por exemplo, um engenheiro da qualidade escolhido para liderar um projeto de melhoria em uma organização em conjunto com uma equipe multifuncional de cinco ou mais pessoas? Você acha que é possível desempenhar um bom trabalho e chegar na meta proposta sem que o líder tenha um excelente domínio de técnicas de gestão?

Tenho 18 anos de experiência na indústria, sempre trabalhando na área da qualidade e posso te afirmar: NÃO É POSSÍVEL!

Então anota aí algumas habilidades que você precisa desenvolver ao longo desta jornada:

  • Trabalho em equipe: saber gerenciar os papéis e responsabilidades de cada pessoa que estiver participando dos projetos de melhoria;
  • Comunicação: praticar a escuta ativa e comunicar-se de forma clara e objetiva é fundamental;
  • Mediar conflitos: resolver pequenos conflitos e consequentemente, readequar a rota quando ocorrem incidentes no planejamento é crucial para a boa interação da equipe;
  • Disciplina: garantir o cumprimento do cronograma e a busca pela meta pré-estabelecida passa pelo líder do projeto.
Fonte: Freepick – Drazen Zigic

Por que ser Engenheiro da Qualidade?

Os benefícios da atuação do engenheiro da qualidade nas organizações são muito importantes e vão além do aumento da produtividade. Em outras palavras, ter alguém com foco na melhoria contínua dos processos, desenvolvendo o pensamento crítico e movimentando as pessoas para sempre buscar o melhor resultado é fundamental para a estratégia de sustentabilidade do negócio.

“A qualidade nunca se obtém por acaso, ela é sempre o resultado do esforço inteligente”. John Ruskin

O mais bacana desta profissão é a possibilidade que o engenheiro tem de conhecer todos os processos da organização, inclusive fora da operação em si. Ou seja, pode trabalhar com interface na área logística, segurança do trabalho, meio ambiente, manutenção, administrativo e até, comercial.

E você, já pensou em ser Engenheiro da Qualidade? Tem alguma dúvida com relação a carreira? Pode comentar aqui no blog e vamos conversar!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese