Categorias

Melhoria Contínua: Seu uso nas empresas!

Devido à alta competitividade do mercado e as exigências na busca pela excelência da satisfação dos clientes, as empresas estão desenvolvendo melhores estratégias na eficiência dos serviços prestados.


Assim, com essas características de estrutura que permita desenvolver conceitos de mudanças no desenvolvimento cultural e de impacto significativo, as organizações optam pela melhoria contínua. Pois, além de poder beneficiar qualquer área ou departamento, é também uma das formas mais eficazes, para melhorar o desempenho da qualidade dos produtos, serviços e processos das empresas.

O conceito de melhoria continua nas organizações é a busca constante pelo desenvolvimento de atividades que agregam maior valor para o seu cliente. Ao mesmo tempo, removendo o maior número possível de tarefas que geram desperdício.

Seu sistema, portanto, pode contribuir para o aumento da produtividade, eficiência, organização e, consequentemente, resultados operacionais mais sustentáveis.

Contudo, no gerenciamento da execução da melhoria constante, a gestão tem o papel fundamental na contribuição em estabelecer os padrões e oportunidades nas estratégias de aplicação. Que pode ser através do uso de metodologias, métodos ou ferramentas, dependendo de como essa prática será gerenciada com os colaboradores. Vamos falar mais sobre isso, durante o decorrer da leitura!

A prática da Melhoria Contínua

Oriunda da filosofia Lean, o significado de melhoria contínua é ideologia Kaizen, que traduzida, remete “mudar para melhor”. Click aqui para entender mais! 

Fonte: https://www.ecrconsultoria.com.br/pt-br/blog/gestao-da-producao/projetos-de-kaizen-chave-mestra-para-melhoria-continua

Assim, esse sistema também tem como conceito de inserção das filosofias organizacionais, técnicas e estruturais para atingir melhoria de performance em todas as suas operações, de forma ininterrupta. Tendo em vista que, esse conjunto de mudanças não é uma tarefa simples.

Todavia, as organizações precisam estar preparadas com metodologias que auxiliem nessa efetivação, que mensure os dados e consequentemente seja bem sucedido no tracejar do plano estratégico.

Como implementar Melhoria Contínua nas empresas?

Instrução
Fonte : http://www.amirzakaria.com/2019/12/03/business-incubators/

Existe uma dificuldade nas organizações, de onde partir na construção do método de aplicação da melhoria continua. Dar ênfase às ferramentas e técnicas de solução de problemas, sendo importante ficar claro que independente do sistema escolhido existe fundamentos principais que precisam ser descidos.

Seguindo assim, “foco” para desenhar exatamente as necessidades dos problemas e conhecer bem, “medidas de desempenho” com objetivo de estabelecer valores mensurais na comparação expressiva do desempenho e “padronização” para atender a qualidade estabelecida.

Porém, o sucesso desse escopo não está somente na implantação dele, mas na dedicação e comparticipação de cada componente envolvido no projeto.

Devido ao suporte dessas melhorias e procedimentos padrão, facilita a formação e a transferência de conhecimentos de uma maneira formal, a fim de evitar qualquer ambiguidade.

Agora é com vocês!


Vamos iniciar?!

Com a finalidade de, analisar os principais conceitos da origem de melhoria contínua e de como as empresa podem se beneficiar dos resultados eficientes, sendo fundamental o planejamento, gestão das metodologias e ferramentas que forem aplicadas nesse sistema. Observando assim, a necessidade de criar um norte para início nas organizações.

Cabe, ainda, lembrar que os resultados obtidos dependem do desempenho da empresa em buscar atingir as práticas definidas com o propósito de enxugar os custos e atender as expectativas dos clientes.

Dessa forma, é possível dizer que com a implementação da melhoria continua, obedecendo ao planejamento, poderá proporcionar maior agilidade, redução de custo e crescimento em todos os pilares da empresa.

Visando assim, aumento do interesse das organizações que tendem a continuar buscando pela prática, com objetivo de atender as demandas cada vez mais exigentes do mercado.

Gratidão e até o próximo artigo!

Ah! Não esquece de deixar nos comentários suas dúvidas, sugestões…

Saiba mais sobre essa prática aqui!

Referências

AMARO, Ivo Miguel Oliveira. Estudo da implementação da Metodologia de Melhoria Contínua na indústria de distribuição: o caso da SONAE MC. 2020. Tese de Doutorado.

Postagens Relacionadas