Categorias

Livros que todo engenheiro civil deveria ter em casa

Existem inúmeros livros que todo engenheiro civil deveria ter em casa, no entanto,  vamos categorizar por sub-áreas.

Ademais, este é um tópico muito interessante e que nos agrada muito, pois se trata da educação dos novos engenheiros brasileiros.

Então, listaremos dois livros de cada sub área para você.

Está preparado? Então vamos lá.

Para estudantes, livros básicas da engenharia

Resistência dos materiais

1.Resistência dos materiais,  R.C Hibbeler – este livro aborda a teoria e os princípios fundamentais da resistência dos materiais de maneira clara e objetiva.

RESITÊNCIA DE MATERIAIS, HIBBELER, PEARSON

2.Resistência dos materiais,  Ferdinand P. Beer – este livro também um clássico durante a graduação, pois professores de resistências dos materiais trabalham em conjunto com o do Hibbeler.

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, BEER, PEARSON
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, BEER, PEARSON

 Estruturas de concreto armado 

1.Concreto Armado, eu te amo Vol. I – este livro é muito recomendado nas graduações, pois se trata de um livro de fácil entendimento.

CONCRETO ARMADO EU  TE AMO, MONOEL BOTELHO, BLUCHER
CONCRETO ARMADO EU TE AMO, MONOEL BOTELHO, BLUCHER

2.Concreto Armado, eu te amo Vol. II –  os dois livros foram escritos por Manuel Henrique Campos Botelho e  publicado pela editora blucher.

CONCRETO-ARMADO-EU-TE-AMO-II-MANOEL-BOTELHO-BLUCHER
CONCRETO-ARMADO-EU-TE-AMO-II-MANOEL-BOTELHO-BLUCHER

O legal deste livro é que ele tem várias versões e também existe o concreto armado, eu te amo vai para a obra e também existe o concreto armado, eu te amo para arquitetos.

Mecânica dos solos

1.Curso básico de mecânica dos solos, Carlos de Souza Pinto–  Este é um livro  muito utilizado nas graduações, no entanto, acreditamos que ele não é tão famoso quanto o próximo que virá na lista. 

CURSO BASICO DE MECÂNICA DOS SOLOS, CARLOS SOUZA PINTA, OFICINA DE TEXTOS
CURSO BASICO DE MECÂNICA DOS SOLOS, CARLOS SOUZA PINTA, OFICINA DE TEXTOS

2.Mecânica dos solos e suas aplicações, de Homero Pinto Caputo,  realmente é muito famoso na engenharia. De acordo com as nossas pesquisas, foi o mais requisitado nas livrarias.

MEC SOLOS, CAPUTO, LTC
MEC SOLOS, CAPUTO, LTC

Para profissionais,  livros técnicos

  •  Engenheiro de Fundações

1.Engenharia de Fundações, de  de Paulo José Albuquerque e Jean Rodrigo Garcia –  pelo que lemos deste livro e suas recomendações,  ele tem uma didática inovadora e exemplos de fundações rasas e profundas.

ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES, PAULO JOSÉ ROCHA, LTC
ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES, PAULO JOSÉ ROCHA, LTC

2. Fundações teoria e prática de Federico Falconi- realmente é   para       os amantes de engenharia de fundações, pois é um livro bem extenso e com       muito     conteúdo.

FUNDAÇÕES TEORIA E PRÁTICA, FREDERICO FALCONI, OFICINA DE TEXTOS
  • Engenheiro  diagnóstico e Perito

1.Engenharia diagnóstica em edificações, de Tito Lívio Ferreira Gomide , de maneira simples e prática o livro aborda aspectos teóricos e práticos da engenharia diagnóstica em edificações.

ENGENHARIA DIAGNÓSITCA, TITO LIVIO, LEUD
ENGENHARIA DIAGNÓSITCA, TITO LIVIO, LEUD

2.Manual de redação de laudos avaliações de imóveis, de José Fischer, este livro trata de maneiras e técnicas de escrita de laudos.

MANUAL DE REDAÇÃO DE LAUDOS, JOSÉ FIKER, OFICINA DE TEXTOS
  •  Engenheiro de custo

1.Como preparar orçamento de obras de Aldo dórea Mattos da editora oficina de textos–  o livro se baseia na perspectiva de tomada correta de decisões acerca da viabilidade de um projeto. 

COMO PREPARAR ORÇAMENTOS PARA OBRAS´, DÓRIA MATTOS, OFICINA DE TEXTOS

2.Gestão de custo de obras conceitos boas práticas e recomendações de Aldo dórea Mattos – também aborda o orçamento e planejamento de obras e seus fundamentos.

GESTÃO DE CUSTO DE OBRA, DÓRIA MATTOS, PINI
  •  Engenheiro de obras

1.A técnica de edificar, de Walid Yazigi,  este livro é simplesmente a bíblia e a base de todas as etapas de uma obra.

A TÉCNICA DE EDIFICAR, YAZIGI, PINI
A TÉCNICA DE EDIFICAR, YAZIGI, PINI

2.Como gerenciar projetos de construção civil do orçamento à entrega da obra, de  Marco Antonio Portugal – trata de como podemos gerenciar obras de construção civil.

COMO GERENCIAR PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL , PORTUGAL, BRASPORT

Obviamente, não consigamos fazer uma indicação mais aprofundada, pois precisamos ler os livros e ler os comentários de cada livro.

Consequentemente, os livros que indicamos acima foram baseados em pesquisas feitas por livrarias e alguns sites de engenharia.

Com isso, ficamos extramente confortáveis com sugestões e depoimentos sobre os livros que indicamos e novos livros que queiram indicar. A maioria dos livros você pode encontrar nas livrarias da saraiva e amazon.

Enfim, também podemos encontrar muitos livros bons no site da oficina de textos.

Postagens Relacionadas