Categorias

5 lições para aprender com a vida marinha

Todos nós poderíamos usar um pouco de inspiração às vezes, especialmente em um mundo moderno com tantas incertezas. Há uma fonte incomparável que amo recorrer quando preciso melhorar meu humor ou um lembrete gentil dos maiores presentes da vida. Essa fonte é o nosso oceano, claro! Pois o oceano abre um leque de lições para aprender com a vida marinha.

Se você está se perguntando como exatamente o oceano pode proporcionar lições para aprender com a vida marinha, não se preocupe. Pois neste artigo, trago algumas da lições, que despertam um novo senso de esperança, alegria e determinação em todos nós, confira:

1. Nada impede o amor de uma mãe

As morsas mães são conhecidas por carregar seus filhotes nas costas enquanto nadam, garantindo que seus bebês fiquem seguros e protegidos. Eles também não são as únicas criaturas que exibem esses tipos de comportamento.

As mães da baleia franca demonstram um apego materno incrivelmente forte com seus filhotes e as lontras marinhas são conhecidas por acariciar seus filhotes em cima de si mesmas enquanto dormem de costas, garantindo que seus filhos nunca se afastem.

E mães polvos? Essas mães zelam incansavelmente por milhares de ovos durante o período de incubação, até mesmo dispensando suas refeições para garantir que seus bebês estejam protegidos.

Portanto, é claro que o amor de uma mãe pode ser considerado uma das forças de amor mais implacáveis ​​e poderosas neste mundo.

2. Você pode fazer qualquer coisa que colocar na mente

Há uma criatura marinha que considero uma das mais icônicas quando se trata de demonstrar poder de vontade e crença em si mesmo: os filhotes de tartarugas marinhas. Pois um filhote de tartaruga marinha, ao nascer e sair para o oceano, se depara imediatamente com um dos maiores e mais difíceis desafios que já enfrentou.

O que pode ser apenas um punhado de metros pode parecer quilômetros para essas espécies minúsculas. Porém, eles bravamente empurram obstáculo após obstáculo e se esquivam de predador após predador para finalmente encontrar seu lar.

Em uma incrível pincelada da capacidade da natureza de pintar maravilhas sem fim no oceano, filhotes de tartarugas marinhas nascem com o que parece ser uma sensação inata e inabalável de que, se não desistirem, se continuarem empurrando um pouco mais, se eles lutam pelo tesouro que sabem que os espera na linha de chegada, qualquer dificuldade ou obstáculo que encontrem no caminho vale a pena.

Portanto, a lição mais simples que podemos aprender com esses filhotes é: nunca, jamais desista!

3. O verdadeiro amor EXISTE realmente

Embora possa ser fácil ver o amor verdadeiro como uma fantasia, muitas espécies de vida selvagem marinha são evidências de que o romance genuíno realmente existe em nosso mundo hoje. Por exemplo, embora os cavalos-marinhos não sejam exatamente parceiros para “toda a vida”, eles são monogâmicos sérios. Ou seja, eles permanecem comprometidos com um único parceiro por longos períodos, garantindo que possam trazer de forma consistente e bem-sucedida a próxima geração de cavalos-marinhos bebês.

lições para aprender com a vida marinha

A parte do romance vem com o que alguns chamam de processo de “namoro” . Todas as manhãs, um cavalheiro e uma dama de cavalos marinhos irão dançar fielmente um com o outro, reforçando seu vínculo.

Então esses peixinhos sempre reservam tempo um para o outro e expressam-se rotineiramente o amor pelos parceiros. Isso é, sem dúvida, apenas um ingrediente-chave para um relacionamento romântico duradouro.

4. Você pode ser pequeno e importante

Se você acha que uma criatura marinha tem que ser do tamanho de um grande tubarão branco ou de uma baleia jubarte para ser poderosa, pense novamente! Por exemplo, embora os copépodes não sejam necessariamente as criaturas mais fofas ou carismáticas de nosso oceano, essas criaturas minúsculas são essenciais para os ecossistemas. Não importa onde vaguem, eles são conhecidos por prosperar em praticamente qualquer água que desejam chamar de lar.

lições para aprender com a vida marinha

Esses pequenos organismos estão na base da cadeia alimentar e garantem que toda a vida em níveis tróficos mais elevados seja sustentada. Sem os copépodes, outras criaturas icônicas provavelmente não existiriam.

Portanto, a lição aqui é: nunca deixe ninguém lhe dizer que você é pequeno demais para fazer a diferença. Como disse o Dalai Lama: “Se você acha que é pequeno demais para fazer a diferença, é porque não passou a noite com um mosquito”.

5. Não importa o que aconteça, “apenas continue nadando!”

lições para aprender com a vida marinha

Não só Dory, no filme “Procurando Nemo”, mas todas as espécies marinhas trazem uma grande lições de vida. As tartarugas marinhas não desistem quando enfrentam obstáculos no caminho para sua casa no oceano. As mães polvo não desistem de proteger seus bebês quando um predador espreita por perto. Os cavalos-marinhos não desistem completamente do amor se um de seus companheiros não aparece para o baile matinal na hora certa. Os copépodes não deixam de ser copépodes só porque são uma das menores espécies em sua casa.

Portanto, as lições para aprender com a vida marinha são incríveis, pois, o oceano como um todo, nunca desiste e mantém suas correntes movendo-se mesmo em meio a ameaças que ficam mais fortes a cada dia. Se nosso oceano e suas criaturas magníficas de todas as formas, tamanhos e espécies podem se lembrar de apenas continuar nadando, confie em nosso oceano: você também pode!


Siga o Instagram @ivanilsonsnts para mais conteúdo e conheça mais sobre a Engenharia de Pesca aqui

Postagens Relacionadas