Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias

Acredite, o mundo não vai mudar.

Se você ainda acha que as coisas vão mudar, você está atrasado!

É isso mesmo, o mundo não vai mudar, o Brasil não vai mudar e por fim São Paulo não vai mudar. Eles já mudaram, aceite isso e vire essa página, esse debate já faz parte do passado.

E isso não é apenas minha ansiedade, é a realidade. Se já vivíamos em um período aonde a transformação contínua era uma realidade, posso afirmar a vocês que hoje ela é uma necessidade.

Como engenheiro e com uma certa experiência na relação com diversos segmentos da engenharia, agronomia e demais profissões da área tecnológica, garanto que seremos os mais afetados com tudo isso, mas quem vai escolher se isso será bom ou ruim é você. Sim, você. Você pode escolher entre aceitar as mudanças ou lutar contra elas, entende-las ou ignora-las, encontrar soluções ou se prender em problemas (por mais que problemas sejam importantes, mas falaremos sobre eles no futuro) resumindo, a escolha é única e exclusiva de cada um, entre deixar essa onda te afogar, ou aproveitar o momento e realmente aprender a navegar. Como diz o ditado, ‘’mar calmo não faz marinheiro bom’’.

Diante de todo esse cenário, não estou aqui para dar conselho, muito menos determinar nenhum caminho a ser seguido, como se soubesse a receita para o tão almejado sucesso, venho apenas compartilhar experiências e trazer alguns aprendizados que a vida me proporcionou com os erros que já cometi e também alguns acertos ao longo desses quinze anos de profissão e muita história pra contar.

A característica dessa transformação digital que está em curso, suas consequências para o mercado, os desafios que ela demandará da engenharia, o que a próxima geração de profissionais deverá saber para atender as necessidades do mercado de trabalho, como os cursos de engenharia terão que se adaptar ao novo, como implementar metodologias ágeis na engenharia, startups, plataformas, equipes multidisciplinares, inovação, empreendedorismo e outros conceitos atuais serão as pautas de nossas conversas. O objetivo é ajudar você a montar seu próprio unicórnio, porque não?

Trazer as boas e principais iniciativas em andamento, aonde é que elas estejam acontecendo, para perto do profissional, vem sendo um desafio pessoal nos últimos anos, ouvir passou a ser mais importante do que falar, entender as demandas da profissão e buscar melhora-la é um objetivo a ser alcançado.

Você está vivendo a maior transformação digital da história.

Mudanças acontecem e estamos passando por mais uma delas, posicionar o profissional no centro dessa transformação digital poderá nos levar a um outro nível de relação entre empresas, engenheiros, universidades, clientes entre outros segmentos e acredito que isso é perfeitamente possível.

A crise sanitária e a iminente crise econômica vai exigir mais do que nunca da engenharia, além do momento atual, aonde percebemos a força de segmentos como o agronegócio, telecomunicações, a engenharia civil que não parou em nenhum momento, a engenharia clínica, entre tantas outras, a reconstrução passará por nossas mão sem nenhuma dúvida, portanto, prepare-se, o país, o seu estado, a sua cidade precisará de você. Tenha orgulho de ser ENGENHEIRO.                         

Espero que esse artigo seja o inicio de uma longa e boa relação, por onde poderemos abordar diversos temas e assuntos relacionados a nossa profissão, parabéns ao Eduardo pela excelente iniciativa em criar o blogdaengenharia e trazer informações para que profissionais tirem suas duvidas e se orientem dentro de suas áreas de atuação.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Engenharia mecânica e automotiva: Quais as principais semelhanças e diferenças

Next Post

Anseios dos profissionais da engenharia de materiais – Parte 1

Read next