Categorias

Engenharia Industrial: Carreira, área de trabalho e mais

O engenheiro industrial é aquele profissional que preocupar-se com tudo o que permite um perfeito fluxo de produção nas indústrias. O profissional é essencial porque acompanha de perto a definição, a manutenção e a implementação de toda a infraestrutura necessária para a fabricação de produtos diversos.

Se escolher por esse curso, quando formado estará apto a planejar, dirigir e controlar os principais processos de produção industrial, com objetivo de otimizar ao máximo o trabalho de pessoas e equipamentos, buscando sempre a fórmula mágica de maior produtividade com menor custo.

Vamos nos inteirar mais sobre essa carreira?


Como o Engenheiro Industrial trabalha?

Se optar por ser Engenheiro Industrial, terá tarefas diárias variantes. Como analisar os processos e sistemas de uma empresa e descobrir como fazer um melhoramento. O que envolve eliminar o desperdício de tempo, dinheiro, recursos e energia, o que está entre as prioridades de toda empresa né?

Você será o responsável pelos recursos necessários à produção industrial. Irá atuar no chão de fábrica, acompanhando de perto a implantação e a manutenção da infraestrutura industrial, como redes de água, gás, pontes, esteiras rolantes, entre outras. Pode trabalhar desde o entretenimento, transporte, assistência médica até na logística, podendo fornecer práticas mais eficientes e lucrativas, melhor atendimento ao cliente, produtos mais fortes e a capacidade de fazer mais com menos.

Também poderá organizar e administrar as instalações industriais, desde o início do processo (onde chega a matéria-prima) até o controle de qualidade do produto final. Sendo assim, será o especialista encarregado de realizar a ligação entre o engenheiro responsável pelo projeto de máquinas e o engenheiro de produção, que cuida da organização do trabalho.

É seu também o papel de analisar os custos, gerenciar a mão de obra e administrar o uso de equipamentos e matérias-primas no processo produtivo. 

Durante as fases de planejamento dos projetos pode atuar como consultor e também podem estar envolvidos em análises críticas para determinar como uma empresa pode melhorar.

Pode, também, projetar sistemas de registros médicos para hospitais e clínicas para permitir que eles armazenem e processem informações com eficiência. 

Algo bastante interessante é que você poderá até ajudar uma planta com um novo design a partir do zero, já pensou? E pode pertencer a organizações comerciais, o que lhe permite trocar informações e ideias, participar de conferências e de outras atividades para o desenvolvimento profissional.

Onde o Engenheiro Industrial poderá trabalhar?

Como Engenheiro Industrial, poderá encontrar emprego nas áreas de produção, finanças, planejamento, controle de qualidade, projetos, processos e produtos. 

Os locais onde as vagas são mais frequentes são em indústrias, organizações públicas, empresas extrativistas, empresas de manufatura, institutos de pesquisa, ensino superior, como assessor ou como consultor independente.

Essa profissão é bastante “generalista”, e podemos ver isso com certa vantagem, já que isso faz com que você tenha oportunidades de trabalhar nos mais variados setores, como petrolífero, cosmético, farmacêutico, tecnologia, autopeças, entre outros. 

Outra possibilidade está na demanda dos setores de telecomunicações, geração de energia, obras portuárias, madeireira e indústrias automobilística, de saúde (administração hospitalar), transportes, distribuição, defesa, retalho, manufatura, governamental, etc. Todas as áreas, sejam comerciais, sejam industriais, podem ser beneficiadas dos serviços que um engenheiro industrial pode proporcionar.

Conclusão

Os engenheiros industriais são profissionais preocupados em reduzir os custos de produção, aumentar a eficiência, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores, proteger o meio ambiente e cumprir os regulamentos governamentais.

Você, após formado, encontrará um mercado aquecido em função do crescimento industrial, além de extenso, amplo e diversificado do qual o engenheiro industrial pode trilhar o seu caminho com bastante poder de escolha, o que torna a profissão vantajosa e interessante, né?


Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalo.

Postagens Relacionadas