Categorias

23 de junho: Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Dia 23 de junho é o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, data criada pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido.

Você já deve ter percebido que existe dia para tudo: dia mundial da paz, dia dos pais, dia das mães, até dia da mentira tem (1º de abril), e há tantos outros com maior ou menor relevância.

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia provavelmente é um dos dias que poucos sabem que existe, mas que é digno de ser lembrado. O objetivo da data é reconhecer o trabalho desenvolvido pelas mulheres, numa área majoritariamente masculina.

Contexto brasileiro

Atualmente o Brasil conta com 200 mil engenheiras, agrônomas e profissionais da área de geociências (meteorologistas, geógrafas e geólogas) com registro ativo no CONFEA / CREA, o que representa 20% do total de profissionais inscritos.

Considerando que essa estatística se refere apenas ao número de registros no CONFEA / CREA, a defasagem entre o número das profissionais graduadas na área e das profissionais atuantes no mercado de trabalho é ainda maior.

Os desafios no mercado da engenharia são para todos, homens e mulheres. Entretanto os números não deixam mentir que as oportunidades são ainda mais restritas para Elas. Apesar das iniciativas de incentivo para diminuir as discrepâncias no mercado de trabalho.

Segundo Adriana Aparecida Coelho Zavanelli, 1ª diretora social da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Alto Noroeste:

 “Ainda existe uma associação equivocada entre capacidade profissional e fragilidade feminina. Está errado, pois esta área do conhecimento não tem sexo, não pertence a um gênero específico.”

Adriana Aparecida Coelho Zavanelli.

Bom será o dia em que haverá apenas a celebração do profissional da Engenharia.

Enquanto esse dia não chega, seguimos com uma data destinada a lembrar que a Engenharia não é de homens ou de mulheres e destinada a reconhecer o trabalho e o bom desempenho das profissionais da Engenharia.

Mika Duno, pilota profissional da NASCAR
Mika Duno, pilota profissional da NASCAR
Postagens Relacionadas