BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
3 dicas de Tecnologias Inovadoras

3 Dicas de Tecnologias Inovadoras

Quero indicar para você três tecnologias inovadoras que já estão revolucionando o mundo, principalmente, o mundo da Engenharia de Materiais.

Tecnologias Inovadoras

1. Simulação Computacional

A primeira tecnologia inovadora que quero te indicar é a simulação computacional. A simulação computacional é um método que permite analisar e entender o comportamento de um produto ou sistema, a partir de modelos matemáticos empregados por um software de computador. O princípio geral é o uso do método dos elementos finitos, ou seja, é definir seu produto como um corpo contínuo e dividir ele em partes infinitesimais.

Dessa forma, compõe-se um corpo inteiro para simular situações para entender as respostas do sistema. A inovação está no âmbito de que engenheiros e especialistas conseguem trabalhar com protótipos digitais para o desenvolvimento de novos produtos, projetos e processos, além de entenderem o comportamento de materiais, por exemplo. Dessa forma, economiza-se recursos, tempo, mão de obra e etc. A simulação computacional pode ser aplicada, por exemplo, para simulações de análises estruturais, térmica, simulações de mecanismos e processos e de análise de fadiga.

2. Manufatura Aditiva

A segunda dica de tecnologia inovadora é a Manufatura Aditiva (MA) ou, como mais conhecida, a Impressão 3D. Essa tecnologia refere-se ao conjunto de processos que produzem peças a partir da adição de material, geralmente camada sobre camada. O princípio geral é a criação de um modelo digital 3D em software CAD ou escaneamento por laser e em seguida, execução da peça camada por camada.

O princípio de inovação é que essa tecnologia foi inventada a apenas 41 anos (as primeiras peças de plástico usando a impressão 3D foram produzidas no Japão em 1981) e é o inverso da manufatura tradicional (manufatura subtrativa). Para saber um pouco mais sobre essa tecnologia dentro das 3 tecnologias inovadoras selecionadas para essa matéria, leia aqui.

3. Big Data e Inteligência Artificial

A terceira tecnologia inovadora que selecionei para você é a Big data junto com a inteligência artificial. A Big data é um conjunto de dados mais volumoso, mais complexo, e que chegam com velocidade cada vez maior em banco de dados. Já a inteligência artificial são sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para realizar tarefas e que são aprimorados.

O princípio básico é a obtenção, tratamento e análise de conjuntos de dados, porém os softwares tradicionais de processamentos de dados simplesmente não conseguem gerenciar o Big Data. O princípio de inovação está no uso de enormes banco de dados de materiais, por exemplo. Usa-se algoritmos que filtram e obedecem uma seleção específica de propriedades e, em seguida realiza-se os testes com experimentos para comprovar/comparar com os resultados fornecidos pelo algoritmo.

Essas foram as 3 tecnologias inovadoras que separei para te contar. Gostou? Deixe seu comentário.
Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!