Categorias

A atividade física e o aumento da produtividade

Os incentivos aos cuidados com a saúde geram benefícios tanto para os empregadores, quanto aos empregados. Pesquisas comprovam que a cada 1 dólar investido na saúde dos empregados há o retorno de US$ 4 para a empresa, com o aumento da produtividade.

Benefícios

As atividades físicas trazem benefícios a seus praticantes, sendo alguns deles:

  • Aumento da autoestima;
  • Melhora do sistema Imunológico;
  • Redução de problemas psicológicos;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Redução de risco de desenvolvimento de doenças ligadas ao sedentarismo;
  • Aumento do foco nas atividades diárias e alívio do estresse.

Um estudo feito com 200 pessoas na Universidade de Bristol, no Reino Unido, comparou o rendimento delas em um dia com exercício físico e outro sem.

Nos dias em que os colaboradores se exercitaram os resultados foram:

  • 21% maior poder de concentração;
  • 41% mostraram maior motivação para trabalhar;
  • 25% terminaram o trabalho antes do tempo.
https://saude.abril.com.br/fitness/o-preco-do-sedentarismo/

Nesse sentido, Estima-se que em 2013 foram gastos 53,8 bilhões de dólares com o sedentarismo, nos 142 países avaliados. Além disso, atualmente boa parte dos profissionais sofrem de cansaço mental, o que traz impactos à saúde. De acordo com um estudo da University of Southern California, estima-se que, diariamente, uma pessoa receba a quantidade de informação equivalente a 174 jornais, resultando em grande fadiga e estresse.

Qual atividade fazer?

É importante escolher uma atividade que se encaixe em sua rotina e que traga prazer durante sua prática, pois assim se tornará mais fácil ela virar um hábito. Sendo a constância um fator muito importante para obter os impactos positivos da atividade física no dia a dia.

Eu pessoalmente, depois de muito procurar, consegui encontrar no Kickboxing grande satisfação, se tornando um divisor de águas para meu desenvolvimento pessoal e profissional, tanto físico quanto mental. Assim, aliado a uma alimentação mais saudável e musculação para fortalecimento, diversos problemas como dores nas articulações, dores nas costas e a ansiedade foram amenizados.

Impactos

Assim, com base das informações citadas, cada vez se mostra mais claro a importância das atividades físicas. Ou seja, uma empresa que investe e incentiva seus funcionários a terem hábitos saudáveis está investindo no aumento de sua própria eficiência.

Contudo, é importante lembrar que além dos exercícios, hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e tempo de descanso, são fatores importantes para a melhora da qualidade de vida.

Na sua empresa há planos de incentivo aos cuidados com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores? Deixe seu relato nos comentários!

Artigo baseado na matéria https://gympass.com/pt-br/blog/beneficios-e-programas-de-bem-estar/beneficio-atividade-fisica-motiva-colaboradores/

Postagens Relacionadas