Categorias

Saúde e segurança do trabalho em tempos de pandemia

O setor de Saúde e Segurança do Trabalho é o responsável por promover orientações e ações que desenvolvam a segurança do trabalhador em seu ambiente. Dentro dos diversos seguimentos de produção do país, são inúmeros os riscos aos quais os trabalhadores estão sujeitos, desde riscos ergonômicos, em atividades pouco complexas como se sentar em uma cadeira para trabalhar.

Chegando às atividades mais complexas e perigosas à saúde do ser humano, como atividades em usinas siderúrgicas, frigoríficos e muitos outros ambientes com alto índice de acidentes.

A pandemia do COVID-19, surgiu com enormes desafios à todos os seguimentos, sem exceção. A saúde e segurança do trabalho não foi diferente; seus desafios em meio à pandemia estão sendo gigantescos e descuidos neste seguimento podem trazer consequências muito graves à toda a sociedade. De fato, os setores de segurança das empresas realizam a gestão de uma grande quantidade de pessoas executando atividades de produção para o país; esta reunião de muitas pessoas em um determinado local se torna um ambiente propício à propagação do vírus entre os trabalhadores, em primeiro nível; e entre suas famílias, no segundo nível.

Mas como manter as atividades de produção (em consequência, os empregos) e evitar a difusão da doença entre os trabalhadores?

Como o vírus é algo extremamente novo na sociedade, a maneira de lidar com ele e controlá-lo é algo ainda em estudo; portanto, muitas ações são realizadas, algumas com efetividade e alto impacto positivo sobre o controle da pandemia. Outras ações de menor efetividade, porém de grande importância para a saúde do trabalhador. Então seguem algumas das ações criadas/desenvolvidas pelos setores de segurança do trabalho:

Portaria conjunta nº 20, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e protocolos municipais

Para isto, obedecer às ações indicadas por estes protocolos é a primeira ação de controle a ser adotada pelas empresas ao desenvolverem suas atividades e preservarem a saúde de seus trabalhadores.

As ações de aferição regular da temperatura corporal, obrigatoriedade de uso de máscara de proteção, obrigatoriedade de disponibilização de álcool em gel, desinfecção regular dos ambientes de trabalho, distanciamento de pessoas ou adoção de barreiras, número máximo de pessoas em cada ambiente e realização periódica de exames; são as medidas básicas exigidas para que as empresas mantenham suas atividades em andamento. Se adequar a tais medidas tem sido o trabalho de cada empresa e seguimento.

Dependendo da quantidade de funcionários, as medidas se tornam mais severas bem como a necessidade de mantê-las em execução de grande importância para a manutenção da atividade da empresa.

Promover orientação

Uma importante ação das empresas é orientar os funcionários sobre a necessidade de se proteger e manter a saúde em dias para assim evitar o contágio pelo vírus.

Em tempo de muita informação e fácil acesso às informações muitas falsas notícias chegam aos cidadãos. Promover pequenos cursos online e vídeos orientativos é uma eficiente forma de orientar os funcionários da importância da proteção dentro e fora da empresa.

O trabalho remoto com segurança

Este tem sido, com certeza um eficiente aliado no combate ao coronavírus. No trabalho remoto o colaborador evita o contato com muitas pessoas no percurso casa-trabalho, evita contato com os demais funcionários do setor e tem a missão de realizar suas atividades em um ambiente seguro que é seu próprio lar.

Distanciamento nos postos de trabalho

Desta maneira, ações simples, porém, de grande importância têm trazido importantes resultados para as empresas. Postos de trabalho distanciados, menor número de pessoas no ambiente e limitação no número de pessoas a utilizar veículos dentro das empresas trazem resultados importantes na luta contra o contágio.

Acima de tudo, a adoção das medidas acima são pequenos exemplos que contribuem para o desenvolvimento das atividades de produção do país. São todas, ações desenvolvidas e monitoradas pelas equipes de saúde e segurança do trabalho.

Esta equipe que por muitas vezes tinha a função de não proteger apenas a saúde do colaborador; mas por muitas vezes a vida deste. Hoje este fato se torna ainda mais forte e verdadeiro as importantes ações citadas acima têm a importância de proteger a vida não somente do colaborador, mas de sua família em especial.

Assim sendo a principal mensagem aqui deixada é que respeitar as ações citadas acima é uma forma de o trabalhador respeitar seu trabalho, sua empresa e acima de tudo, sua família. O desejo é sempre que cada um se cuide e que ao final desta pandemia estejamos preparados e fortes para retomar nossas atividades produtivas.

Postagens Relacionadas