Categorias
man sitting on chair statue

Persuasão: técnicas infalíveis para conseguir tudo o que quiser!

Todos os dias estamos realizando negociações, buscando algo de nosso interesse. Sendo assim, estamos constantemente buscando persuadir alguém para fazer algo para nós ou para conseguir algo que queremos, seja na vida pessoal ou profissional.

Existem diversas ferramentas que podemos utilizar para aplicar nosso poder de persuasão. Contudo, vamos nos ater aos gatilhos mentais. Estão prontos?

Gatilhos mentais

Acima de tudo, diariamente, tomamos diversas decisões, sejam elas conscientes ou inconscientes. Esse termo designa a ação do meio externo em nosso cérebro, fazendo com que este tome a decisão de nível inconsciente.

O mecanismo que ocorre é uma automatização de algumas escolhas comuns de nosso dia a dia visando dedicar-se a decisões mais complexas, evitando assim a fadiga mental.
Após a tomada de decisão inconsciente, a informação é levada a nível consciente, racionalizando-a, fazendo com que tomemos ações conforme nossa decisão.

Depois dessa breve introdução, vamos aprender algumas das principais técnicas?

Técnica da escassez na persuasão.

Essa técnica faz com que as pessoas agissem no seu instinto de sobrevivência. Isso quer dizer, quando tem-se algo que está prestes a acabar corremos para comprar para que não fiquemos sem.

Isso pode ser ilustrado com o que aconteceu durante a pandemia, quando as pessoas corriam para os supermercados e farmácias comprar álcool em gel para estocar, pois, com a falta de insumos para fabricar, poderia ocorrer a falta no mercado.

Ainda, essa metodologia de persuasão pode usar diversos recursos como quantidade demonstrada no exemplo anterior. Ou seja, dizendo: “ restam poucas unidades”.

Outros recursos da escassez para persuadir  são o tempo, “até amanhã”, informação, “ apenas para assinantes premium” e, por fim, a rivalidade, “outra pessoa está interessada”.

Quem nunca se desesperou quando se deparou com essa situação não é mesmo? 

A autoridade na persuasão

Essa técnica é bem utilizada em praticamente todos os comerciais e propagandas. Como assim?

Já pararam para perceber que os comerciais sempre utilizam pessoas famosas como personagens? Isso ocorre pois acreditamos que eles são formadores de opinião. Por exemplo, aquele comercial de shampoo é sempre as atrizes reconhecidas por possuírem cabelos sedosos, com brilho…

Ou ainda, aquele comercial da pasta de dente, “ a marca número 1 em recomendação”

persuasão

https://www.theinsidersnet.com/pt-br/campaigns/blogdetail/7746/8563/desafiodogelo.html

Analogamente, uma que sempre ocorre quando somos crianças…

Sigam o diálogo:

Filho: “ Mãe, posso ir na tal festa? Todo mundo vai! “

Mãe: “ Primeiramente, você não é todo mundo! Não pode!”

Deu vontade de chorar só de lembrar né ?!

Pena que esse artigo saiu tarde demais. Em contrapartida, mudar a formulação aplicando a persuasão.

Filho: “ Mãe, posso ir na tal festa? A mãe do fulano (amiga da mãe) deixou ele ir  “

Mãe: “ …”

Então, viram como muda? Muito difícil a mãe negar agora. 

Prova social e persuasão

Esse gatilho tem a dizer quanto somos inclinados a seguir a manada. Por exemplo, as tendências de moda, restaurantes frequentados, dentre outros.

VEJAMOS!

Em síntese, digamos que você está em uma viagem e quer sair para jantar com seu companheiro(a) para comemorar aquele aniversário de namoro. Chegando ao centro da cidade, possuem dois restaurantes, um cheio e o outro vazio. Você, não conhecendo o local, arriscaria entrar no restaurante vazio, por mais que fosse mais barato, e se deparar com uma comida que não fosse de boa qualidade? Bom… eu não arriscaria.

Um fato é que, sempre escolhemos algo com recomendações, depoimentos e avaliações positivas ! Parem e percebam, tripadvisor, livrarias, restaurantes, cardápios, produtos em geral.

Em suma, isso também é persuasão.

Conclusão

Desse modo, lém dessas demonstradas acima, existem diversas outras armas da persuasão que podemos utilizar em nosso dia a dia para conseguirmos o que quisermos. Sendo assim, vamos treinar e aplicar no nosso dia a dia!? 

Por fim, a título de treino vou deixar uma imagem do Booking para refletirmos as técnicas de persuasão que eles utilizam.

Imagem do booking para persuadir

Em conclusão, caso se interessem pelo assunto, deixo algumas recomendações de leitura

#1 As armas da persuasão

#2 As armas da persuasão 2.0

#3 Manual de persuasão do FBI

Postagens Relacionadas