Categorias

Como o Mercado Financeiro influência a sociedade?

Fala pessoal, vocês estão bem? No último artigo falamos de uma parte mais burocrática do Mercado Financeiro como os órgãos reguladores. Vamos quebrar o gelo e olhar mais para nossa realidade? Venho te dizer que o Mercado Financeiro está na sua casa, no seu trabalho, nas ruas.

Vamos entender como o Mercado Financeiro influência a sociedade!

Engenharia e Mercado Financeiro

Comentei no primeiro artigo que o mercado financeiro é amplo. Existem muitas informações para assimilar quando  você é estudante de engenharia, isso faz com que o torne um engenheiro que pensa fora da caixa.

Disciplinas simples como cálculos (não é tão simples assim haha) nos ajudam a expandir a mente e pensar fora da caixa. Agora é o momento de utilizar essa mentalidade Out of the box.

Acredito que muitos de vocês acordam tomando aquele café bem reforçado. Um café saboroso e um pão francês não é nada mal, né? Pois é, sabiam que o café e o trigo (matéria prima do pão francês) são negociados no mercado financeiro?

Mercado financeiro no dia a dia do brasileiro

Quem não se recorda que em dezembro de 2019 o preço da carne bovina subiu violentamente. E porque? Um dos motivos foi a entrada de empresas brasileiras exportadoras de proteínas (carnes) no mercado chinês. A peste suína invadiu novamente a produção chinesa e afetou inclusive países europeus, forçando a China a buscar proteínas fora da região asiática. A carne bovina é negociado na Bolsa de Valores.

Mercado Financeiro e Engenharia

Vamos encontrar exemplos presentes, no caso da COVID-19. O brasil vem com três anos consecutivos de alta na Inflação. Devido a pandemia gerar restrição na movimentação de pessoas e na comercialização de produtos a demanda é reduzida aumentando a oferta. Logo, os preços caem e produtos de maneira geral se tornam mais baratos, impactando positivamente o nosso bolso. Quem não assistiu a queda violenta do petróleo negociado nos Estados Unidos refletido na gasolina mais barata aqui no Brasil?

Por último, vamos falar da Google. Quem nunca recebeu diversas propagandas nas pesquisas. O Google é remunerado por cada divulgação que aparece pra você. Porém, existem hoje outras empresas concorrentes da Google que dão uma parcela pequena do seu lucro para o usuário que visualiza a propaganda. Este lucro é transformado em Cripoativos, que se transforma numa moeda digital, que você pode receber em dólar.

Mindset | Mercado financeiro

Precisamos ampliar a nossa mente e analisar ao nosso redor. O Mercado Financeiro está bem mais próximo do que imaginamos. Agora você descobriu que o mundo financeiro te acompanha em diversas situações. Como Assessor de Investimentos, costumo postar algumas informações meu instagram (@leandrosam_) sobre o mercado financeiro e como ele influencia a nossa vida.

Você acha que o Mercado Financeiro influência a sociedade?

Coloquem nos comentários as situações em que o Mercado Financeiro influencia a sua vida.

Postagens Relacionadas